Utilização Meta Tags

Posted on 21 de Novembro de 2012 por

10


Etapa #1: Ser encontrado online e Utilização de Meta Tags

Meta Tag é uma linha de código que está inserida por detrás de uma página Web. É um componente definitivamente “must-have” na sua estratégia SEO search engine optimization, porque os motores de busca olham para as Meta Tags para saberem mais sobre o assunto abordado na página.

Meta Tags têm um papel importante na estratégia SEO

Utilização Meta Tags

As Meta Tags já não têm o nível de importância que tinham no passado, mas continuam a ser importantes. Hoje, os motores de busca são mais inteligentes, pois dão mais peso aos “inbound links” e ao conteúdo da página para definirem o ranking da página web. Contudo, as Meta Tags continuam a ter um papel importante na estratégia SEO. Por isso, garanta que as está a utilizar em todas as suas páginas de forma correcta.

Não se preocupe se não é um especialista em programação, porque a maioria dos editores de websites e sistemas de gestão de conteúdos (Content Management Systems) permitem-lhe editar facilmente as Meta Tags. Se não tem um editor, pode simplesmente abrir um ficheiro Web (.htm, .html, .asp, .php) com uma aplicação, como por exemplo, o Notepad. As Meta Tags aparecem logo no inicio do documento.

Para ter uma ideia mais clara sobre como são as Meta Tags, apresento-lhe um exemplo em HTML:

  • Title: o título da página. É mostrado no topo do seu Web browser e aparece como cabeçalho nos resultados dos motores de busca.

<title>Como montar uma Loja na Internet e ter sucesso no seu negócio online</title>

  • Description: uma descrição resumida da página.

<meta name=”Description” content=”10 pontos principais para montar uma loja e alcançar o sucesso no seu negócio online. Como definir o plano para o seu negócio online”>

  • Keywords. Coloque aqui as palavras-chave que identificam sobre o que é a página. Coloque no máximo 7 palavras-chave por página. “Keywords” não são visíveis nos motores de busca da mesma forma que “Title” e “Description”, mas são importantes na indexação dos motores de busca.

 <meta name=”keywords” content=”marketing digital, negócios online”>

Este artigo faz parte da série em que lhe explicamos o “Inbound Marketing: como atrair Tráfego, Leads e aumentar as Vendas”. No próximo artigo irei concluir o tema de “Ser encontrado online” falando da importância do seu site ser facilmente lido pelos motores de busca e ainda sobre o redireccionamento de URL antigos.

Ruben Lisboa / Analista SEO

© Marketing Digital Portugal, Leiria

Outros artigos relacionados:

Anúncios