Promover Negócio Online Twitter

Posted on 19 de Novembro de 2012 por

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Promover Negócio Online através Twitter

Como Promover o seu Negócio Online através do Twitter

Vimos em artigos anteriores como encontrar o seu público-alvo e potenciais clientes nas redes sociais, particularmente no Twitter. Agora tem que iniciar a sua campanha de marketing digital nas redes sociais (social media marketing). Tem que escrever mensagens que apelem directamente ao seu público de forma a promover o seu negócio online. Só que tem que vencer um grande desafio: o Twitter já se encontra saturado com milhares de mensagens. Pelo que o público que quer atingir já se encontra bombardeado com mensagens enviadas por pessoas que, tal como você, tentam ganhar a sua atenção. Então, como conseguir vencer esse desafio e captar a atenção do seu público-alvo? Veja as sugestões que lhe apresento a seguir.

Escrever sobre vendas e ofertas

Escrever tweets sobre vendas e ofertas no âmbito de uma campanha de marketing digital tem alguns truques. Se tem uma oferta especial ou proposta a apresentar aos seus clientes, excelente. No entanto, deve manter as suas mensagens num rácio de 1 mensagem de marketing por 10 ou 15 não-comerciais. Se enviar tweets comerciais com mais frequência do que isso, os seus seguidores irão pensar que você está a fazer “spam” e irão reagir (deixando de o seguir, bloqueando-o, ou ainda pior, denunciando-o para @spam).

Você necessita de encontrar o balanço adequado entre tweets comerciais e não-comerciais, e garantir que está a participar em conversas com pessoas.

Como escrever tweets sobre vendas e ofertas

Escreva com muito cuidado sobre vendas, ofertas especiais e coupons, mantendo o balanço de que falámos anteriormente. Quando anunciar uma oferta especial cada 10 ou 15 tweets, pode manter o balanço seguindo uma das seguintes técnicas:

  • Escreva alguns tweets não-comerciais e escreva sobre algumas ofertas especiais. Com esta aproximação irá levar algum tempo até conseguir apresentar todas as ofertas que deseja comunicar aos seus seguidores.
  • Escreva bastantes tweets de modo a conseguir comunicar todas as suas ofertas especiais num período de tempo relativamente curto.

Como deve já ter reparado, a segunda hipótese é a sua melhor opção. Escreva muitos tweets sólidos, valiosos, úteis, pessoais, e a cada 10 ou 15 tweets pode adicionar um tweet comercial. Você não vai querer que o seu público pense que está no Twitter apenas para vender alguma coisa (embora você esteja de facto no Twitter apenas para as oportunidades de marketing, pelo menos deve tentar parecer que é uma pessoa real).

Também deve assegurar-se que as suas mensagens pareçam naturais. Mensagem como a que apresento a seguir tem um tom muito comercial, pelo que as pessoas facilmente irão notar que você está a promover o seu produto ou serviços:

Relatório grátis: saiba como comprar casas em leilão e vendê-las por uma boa margem!

Esta mensagem é muito comercial!

Em vez disso, tente que a sua mensagem tenha um tom mais de conversa e pareça mais natural:

Comprei uma casa em leilão e acabei de a vender ao fim de apenas 3 semanas! Estou muito Feliz!

Esta mensagem soa mais perto de uma conversa.

Admito que a linha que separa uma mensagem comercial e uma não-comercial é ténue. E admito que escrever bons tweets é uma arte que requer algum treino e experiência. Por isso, comece já seguindo estes conselhos. Vá treinando.

Uma boa técnica é escrever tweets de vendas e ofertas em resposta a um tweet de alguém. Estou a falar em encontrar tweets com as suas palavras-chave. Quando encontra esses tweets, pode enviar uma resposta personalizada para o utilizador. For exemplo, em resposta ao tweet de @antoniojorge, em que ele diz que esta a tentar decidir que sapatilhas comprar para o próximo torneio, você pode enviar-lhe um tweet como apresento a seguir:

@antoniojorge Fiz uma análise a sapatilhas de alta competição, disponível no meu blogue http:// bit.ly/UAVMhZ

A resposta ao pedido original de @antoniojorge inclui o seu username e é uma resposta enviada directamente para ele. Esta resposta é também pessoal: “fiz uma análise no meu blogue”. Então, @antoniojorge sabe que eu estava a pensar nele e que ele poderá encontrar informação útil no meu blogue.

Este é um exemplo do marketing de permissão. Pois @antoniojorge deu-me permissão para o contactar ao estar a seguir-me no Twitter. Então, eu respondi apropriadamente enviando um link para um artigo que poderá ajudá-lo a resolver imediatamente o seu problema.

Na forma de actuar típica do marketing de interrupção, você simplesmente enviaria um tweet sobre uma oferta especial ou coupon que @antoniojorge poderia querer ou não. Tenha em atenção estas duas formas muito diferentes de agir. No Twitter só terá sucesso se utilizar o marketing de permissão.

Veja ainda os artigos anteriores “Como iniciar uma Campanha de Marketing com o Twitter” e “Como usar o Twitter em benefício da sua marca

Irina Portugal / Analista de Media Social

© Marketing Digital Portugal, Leiria

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