On-page SEO

Posted on 16 de Novembro de 2012 por

16


Etapa #1: Ser encontrado online e On-page SEO

É verdade que o “Off-page SEO” é horrivelmente importante, como explicamos no artigo anterior, mas não podemos esquecer o “On-page SEO”. Este consiste em colocar as suas palavras-chave mais importantes dentro do conteúdo das suas páginas. Esses elementos “On-page” incluem Cabeçalhos (Headlines), Sub-cabeçalhos (Sub-headlines), Corpo do Conteúdo, Tags de Imagens e Links – veja o nosso artigo o que é o SEO e como funcionam os motores de buscas em que também abordamos este tema. Muitas vezes, “On-page SEO” é referido como “densidade de palavras-chave”.

On-page SEO por densidade de palavras-chave

On-page SEO por densidade de palavras-chave

É muito comum os responsáveis dos websites ignorarem a optimização “On-page SEO” ou preocuparem-se em demasia com ela (excessiva densidade de palavras-chave). Embora numa optimização SEO Search Engine Optimization seja importante incluir na página as suas palavras-chave, tantas vezes quantas as necessárias, contudo, não deve exagerar. Para que uma “On-page SEO” seja feita correctamente, deve fazer o seguinte:

  • Seleccione uma palavra-chave primária para cada página e foque a optimização SEO dessa página nessa palavra-chave. Se saturar a página com demasiadas palavras-chave, esta irá perder a sua importância e autoridade porque os motores de busca não irão ter uma ideia clara sobre qual é o assunto da página. Isto é comum particularmente nas “homepages”, onde normalmente são usadas muitas palavras-chave.
  • Coloque a sua palavra-chave primária nos cabeçalhos (headlines) e sub-cabeçalhos (sub-headlines). Essas áreas do conteúdo têm grande peso nos motores de pesquisa.
  • Inclua as palavras-chave no URL da página e mantenha o URL “limpo”.
  • Inclua as palavras-chave no nome do ficheiro das imagens (ex. asminhaspalavraschave.jpg) ou utilize-as na tag ALT.
  • Inclua as palavras-chave no corpo do conteúdo, mas não as utilize fora do contexto. Certifique-se que elas são relevantes com o resto do seu conteúdo.
  • E por último, escreva primeiro para as pessoas, e só depois para os motores de busca. Prepare sempre o seu conteúdo para a sua audiência e só depois é que deve optimizar para a procura. Conteúdo escrito na ordem inversa não se lê de forma natural e os seus leitores irão reconhecer isso.

Este artigo faz parte da série em que lhe explicamos o “Inbound Marketing: como atrair Tráfego, Leads e aumentar as Vendas”, mais concretamente como “Ser encontrado online”. Nos próximos artigos irei continuar a explorar o tema de “como ser encontrado online” apresentando a técnica de utilização de tags e metags, a importância do seu site ser facilmente lido pelos motores de busca, e ainda a importância de redireccionar URL antigos.

Ruben Lisboa / Analista SEO

© Marketing Digital Portugal, Leiria

Outros artigos relacionados:

Anúncios