Que é Inbound Marketing

Posted on 9 de Novembro de 2012 por

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O que é Inbound Marketing e como atrair Tráfego

É fundamental para qualquer negócio online atrair tráfego, converter visitantes em leads, converter leads em vendas, transformar a sua base de clientes em margens elevadas (vendas repetidas) e permitir uma análise de modo a conseguir melhorias contínuas. Só assim, irá conseguir transformar o seu negócio internet num sucesso.

O que é Inbound Marketing

O que é Inbound Marketing

Neste artigo irei detalhar como transformar o seu website numa ferramenta de Inbound Marketing. Tome nota para dominar com mestria as técnicas do Inbound Marketing. Veja ainda o artigo anterior “Estratégia de Marketing Digital, como Aumentar as Suas Vendas” em que eu introduzi este tema.

Ter um website é fundamental

Todos nós sabemos como é importante um website na sua estratégia de marketing digital. Na era da Internet, qualquer negócio, seja ele B2B, B2C, local ou global necessita de ter uma presença online para alcançar os seus potenciais clientes. O website é a montra virtual do seu negócio online.

No entanto, é chocante verificar que ainda mais de metade das PME´s não têm website. Mesmo que tenha presença nas redes sociais, por exemplo, no Facebook, é obrigatório que tenha um website, pois é uma peça essencial na sua estratégia de marketing online.

Quer esteja a pensar em criar o seu website, quer o seu site não esteja a ter o tráfego e número de leads que gostaria, desejará saber o que realmente é necessário fazer para tornar o seu website num sucesso.

Inbound Marketing

Ter apenas um website é fundamental, mas não é suficiente para alcançar bons resultados. Na realidade, a chave é transformar o seu website numa máquina de “Inbound Marketing”. Isto é, o seu website necessita de atrair visitantes, educá-los e convencê-los a comprar. Fácil de dizer, mas difícil de alcançar este objectivo.

Hoje a web é social e interactiva. Não é estática. E o que acontece é que ainda existem muitos websites estáticos. São autênticas ilhas sem ligações como o mundo virtual que está lá fora, ou seja, não têm integração com os motores de busca, redes sociais, conteúdos, blogues, etc. Longe vão os tempos em que bastava ter um URL, website em flash, e lançar uma campanha de promoção para temporariamente aumentar o tráfego.

Esta mudança acontece sobretudo devido a alteração no comportamento do comprador cibernauta. Hoje o comprador deseja consumir informação quando ele quer e como ele quer e, muitas vezes, sem o envolvimento do vendedor. Mais importante ainda, o consumidor quer ser ensinado, não quer que lhe vendam. Esta conclusão é confirmada por vários estudos que mostram que websites e novas formas de conteúdo na web (tais como podcasts, blogging e redes sociais) desempenham um papel fundamental no ciclo de compra.

Ainda outros estudos demonstram que o Inbound Marketing é a forma mais efectiva em alcançar o comprador de hoje. Resultados mostram que o Inbound Marketing tem um custo inferior em 60% por lead quando comparado ao marketing tradicional.

O Inbound marketing é baseado no conceito de ganhar a atenção dos prospects, conduzi-los para o seu website através da produção de conteúdos com valor para eles. No conceito de conteúdo incluímos blogues, podcats, vídeos, eBooks, newsletters, whitepapers, conteúdo nas redes sociais. Tudo isso são formas de inbound marketing. Em contraste, comprar a atenção dos prospects através de cold-calling, direct-mail, anúncios na radio ou TV são consideradas formas de outbound marketing ou marketing de interrupção. Um outro termo para designar o Inbound marketing é marketing de permissão, pois é o prospect que dá a permissão para receber a sua informação de marketing.

O seu website tem um papel fundamental

Então, qual é o papel do seu website? É de factor muito importante. Na maioria dos casos, o tráfego de blogues, redes sociais, pesquisa orgânica ou paga, termina sendo convertido em leads ou vendas no seu website. Sem um website actuando como base ou ponto agregador online, dificilmente esse tráfego seria convertido em vendas. Pelo que, todo o seu esforço de atrair o cibernauta seria em vão. É esta a razão porque ter um website eficiente é tão crucial. Ele deve conter elementos chave para conduzir mais tráfego, leads e converter em vendas.

Ao longo desta série de artigos, irei apresentar-lhe os “25 pontos para tornar o seu website eficiente na geração de tráfego, leads e vendas”. Definitivamente, tome vantagem desses pontos se está à procura de dominar com mestria o Inbound Marketing.

Nos próximos artigos iremos começar por explicar-lhe como construir o seu website de modo a poder ser facilmente encontrado online pelos seus prospects. Iremos apresentar-lhe como construir ligações a partir de sites de referência (Off-page SEO ou inbound links), como construir “On-page SEO” (SEO por densidade de palavras-chave), a técnica de utilização de tags e metags, a importância do seu site ser facilmente lido pelos motores de busca, e, por último, a importância de redireccionar URL antigos.

Ruben Lisboa / Analista SEO

© Marketing Digital Portugal, Leiria

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