Rede Social mais adequada marca

Posted on 5 de Novembro de 2012 por

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Qual a Rede Social mais adequada para a sua marca

Qual a Rede Social mais adequada para a sua marca

Quando olhamos para as diversas Redes Sociais existentes e verificamos a constante e rápida evolução das mesmas, perguntamo-nos a nós próprios onde será que navegam os nossos clientes. Eu interrogo-me frequentemente sobre esse tema. Afinal “que Redes Sociais e outros canais de Social Media devo usar para escutar, comunicar e relacionar com os meus clientes e público-alvo”?

Certamente que já terá feito essa mesma pergunta a si, pois esta interessado em saber em que Redes Sociais vale mais a pena investir. Em qualquer estratégia de marketing digital, é verdadeiramente importante tomar essa decisão estratégica. É sobre este tema que dedico este artigo.

Preferências Regionais

Antes de mais, deve ter presente que cada país apresenta determinadas particularidades e preferências. Tem que ter em conta estas especificidades na hora de escolher as Redes Sociais em que apostar.

Países como por exemplo a China, Japan, India e Brasil têm o seu equivalente Facebook ou Twitter e que são usados dentro do país devido às diferenças culturais e linguísticas. Se estiver interessado em conhecer melhor o mercado Asiático, pode consultar o seguinte artigo “How To Promote Your Brand To The Largest Markets In The World“. Na India e Brasil é muito usada uma Rede Social que está associada ao Google, a Orkut (http://pt.wikipedia.org/wiki/Orkut).

Em Portugal existem ainda muito poucos estudos e estatísticas disponíveis sobre a utilização das Redes Sociais pelos cibernautas lusos. Dai termos optado pela apresentação das estatísticas observadas no mercado Americano. A maioria dessas estatísticas foram obtidas a partir do Google’s Ad Planner e de Quantcast.com .

Esperemos que mesmo assim este artigo possa contribuir para lhe dar uma boa indicação sobre as Redes Sociais em que deve apostar. Contudo, fica aqui a promessa de voltar a este tema, apresentando estatísticas de utilização das Redes Sociais em Portugal, logo que tal seja viável.

Alguns Mitos

Antes de começar a apresentar-lhe as principais Redes Sociais, gostaria de falar-lhe sobre alguns mitos que circulam sobre a utilização das Redes Sociais, sendo na sua maioria falsos e bastante distantes da realidade. Provavelmente o mais comentado é sobre o facto das Redes Sociais serem utilizadas maioritariamente por jovens. Nada mais falso, pois as estatísticas mostram uma realidade bastante diferente. A média de idade dos utilizadores das redes Sociais está nos 37 anos, em que mais de 25% estão na faixa etária de 35-44 anos.

A seguir irei apresentar-lhe outras estatísticas que certamente iram desmitificar outros mitos sobre a utilização das Redes Sociais.

As principais Redes Sociais

Apresento-lhe aqui algumas estatísticas de utilização das principais Redes Sociais nos Estados Unidos, bem como quem são os principais públicos-alvo.

Facebook

A Rede Social Facebook foi lançada a 4 de Fevereiro de 2004, tendo atingido a marca histórica de 1.000 Milhões de utilizadores em 4 de Outubro de 2012. A Rede Social Facebook foi fundada por Mark Zuckerberg e por três outros colegas de curso na Universidade de Harvard, Eduardo Saverin, Dustin Moskovitz and Chris Hughes.

Facebook para sua marca

Esta Rede Social atingiu rapidamente uma grande audiência, tendo-se tornado a maior Rede Social do mundo. É frequentemente referida como a Rede Social da geração Y, sendo dominante o grupo feminino, em particular na faixa etários dos 18 aos 25 anos.

As estatísticas relativas à utilização do Facebook são impressionantes. Desde a sua criação em 4 de Fevereiro de 2004, em média, por dia, registam-se no Facebook 316.455 pessoas. Isso significa que se registam por hora 13.185 pessoas, ou seja, 219 pessoas no próximo minuto! Essa estatística foi elaborada em 04 de Outubro de 2012.

Algumas estatísticas dos utilizadores do Facebook nos Estados Unidos:

  • O maior grupo em tamanho e percentagem é “mulheres 18-25 anos”
  • O menor grupo etário feminino tem mais de 4 milhões de utilizadoras
  • O maior grupo é “homens e mulheres 18-34 anos” com 42%
  • O grupo menor é “homens e mulheres 55-64 anos”, mas é o que mais está a crescer
  • A idade média dos utilizadores é 38 anos
  • Mais de 60% dos utilizadores têm mais de 35 anos
  • 30% tem rendimentos anuais de $60-100k e 32% de $100k
  • Principais interesses são: tema dos adolescentes (teens), moda/cosméticos, IM (Instant Messenger), política, humor, redes sociais

Twitter

O Twitter é uma Rede Social para microblogging que permite aos utilizadores enviar e receber mensagens em texto até 140 caracteres (conhecidos como “tweets”). As mensagens são mostradas em tempo-real em todos os utilizadores que tenham subscrito para recebê-las.

Twitter para sua marca

O Twitter começou por ser um serviço de mensagens para a empresa de Podcasting “Odeo”. Mas em 2006 por Jack Dorsey ganhou extensa notabilidade e popularidade em todo o mundo. Algumas vezes, esta Rede Social e descrita como o “SMS da Internet”. Dentre as Redes Sociais, é a que tem a média de idade mais elevada: 39 anos.

Algumas estatísticas dos utilizadores do Twitter nos Estados Unidos:

  • 30% dos utilizadores têm rendimento anuais superiores $100k
  • As mulheres dominam com 55%
  • O grupo etário mais numeroso está na faixa dos 18-34, com 45%, sendo o segundo maior na faixa dos 35-49 com 25%.
  • Os Americanos dominam com 40% dos utilizadores mundiais

YouTube

Esta Rede Social permite que os seus utilizadores carreguem e partilhem vídeos em formato digital.

Youtube para sua marca

Foi fundada por três pioneiros do PayPal, começando a operar em Fevereiro de 2005 e tendo sido vendida mais tarde à Google, em 2006, por mais de $1.600 Milhões. Em pouco mais de 5 anos ultrapassou os 2.000 Milhões de visualizações por dia, sendo a média de visualização diária por pessoa de 15 minutos.

Algumas estatísticas dos utilizadores do YouTube nos Estados Unidos:

  • Homens e mulheres dividem com 50% cada
  • O grupo etário maioritário é 18-34 anos com 35%, sendo o segundo maior grupo 13-17 anos com 23%
  • 30% dos utilizadores têm rendimentos anuais superiores a $100k
  • 50% dos utilizadores não têm formação universitária
  • 70% dos utilizadores estão fora dos Estados Unidos
  • Principais interesses são: vídeo, partilha de fotos/vídeo, humor, moda/cosméticos, música/rádio, tema de adolescentes (teens), política e comentar

LinkedIn

LinkedIn tem uma significativa importância especialmente na área das redes de negócios, sendo utilizada sobretudo por profissionais.

LinkedIn para sua marca

LinkedIn é uma Rede Social que começou no fim de 2002 na sala do co-fundador Reid Hoffman e foi oficialmente fundada em 2003. O site foi lançado a 5 de Maio quando os cinco fundadores convidaram os seus 350 contactos mais importantes para aderirem. No fim do primeiro mês em operações, a LinkedIn tinha um total de 4.500 membros.

Apresento a seguir algumas estatísticas relativas os Estados Unidos:

  • A LinkedIn tem a média de idade dos utilizadores mais elevada, com 44 anos, o que está em linha com o ser caracter mais profissional e de negócios
  • Também tem a média de rendimentos anuais mais elevada, com mais de 38% utilizadores a ganharem mais de $100k
  • Os homens estão em maioria com 52%
  • Utilizadores com formação superior dominam com 48%
  • O top 5 dos países com mais utilizadores são Estados Unidos, Reino Unido, India, Holanda e Canada.

MySpace

A Rede Social MySpace foi inaugurada em Agosto de 2003 por vários empregados da eUniverse. Foi comprada em Julho de 2005 for $580 Millhões pela Rupert Murdoch’s News Corporation.

MySpace para sua marca

A MySpace já foi a Rede Social mais popular do mundo, tendo sido destronada pela Facebook, quando esta ultrapassou a MySpace em 2008. A 29 de Junho de 2011, a MySpace foi vendida à empresa Specific Media, uma empresa americana de media interactiva, por $35 milhões. Foi entretanto anunciado que a Rede Social passará por uma reformulação total e será relançada até o final do ano de 2012.

Apesar de já ter vivido tempos áureos, ainda continua a ser uma Rede Social importante, com um público-alvo concentrado nos adolescentes, música e vídeo. Apresento a seguir algumas estatísticas dos utilizadores do MySpace nos Estados Unidos:

  • A média de idade dos utilizadores é 31 anos
  • Mais de 30% dos utilizadores do MySpace têm menos de 18 anos
  • As mulheres dominam com 56%
  • 58% dos utilizadores não têm formação superior
  • Em termos de rendimentos anuais, está muito dividido, com 20% dos utilizadores na faixa dos $0-30k, 26% ganham $30-60k e 27% ganham $60-100k
  • Os principais interesses são: temas da adolescência (teens), música/rádio, IM (Instant Messenger), moda/cosméticos e jogos

Agora que sabe um pouco mais sobre as principais Redes Sociais e quais são as suas características e públicos-alvo, afinal qual é a Rede Social mais adequada para si?

Irina Portugal / Analista de Media Social

© Marketing Digital Portugal, Leiria

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