Campanha Redes Sociais Monitorização

Posted on 24 de Outubro de 2012 por

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Como fazer campanhas marketing digital nas redes sociais e monitorização, imagem de destaque

Como fazer Campanha nas Redes Sociais – monitorização

Este é o terceiro e último artigo da série em que abordo um ponto fundamental em qualquer campanha de marketing digital: a divulgação e propagação da campanha. O objectivo de qualquer campanha de marketing digital é chegar ao maior número de pessoas que estejam interessadas na sua comunicação e predispostas para a acção. A questão é como alcançar este objectivo? A resposta é montar uma campanha de Marketing Digital com comunicação viral utilizando as Redes Sociais.

Nos artigos anteriores “Como fazer Campanhas de Marketing Digital nas Redes Sociais: comunicação viral” e “Como fazer Campanhas de Marketing Digital nas Redes Sociais: factores críticos de sucesso”, introduzi o conceito de comunicação viral e expliquei quais são os factores críticos de sucesso numa campanha de marketing digital.

Neste artigo irei descrever como monitorizar uma campanha através do coeficiente viral. Irei ainda explicar-lhe como corrigir e melhorar a sua campanha de modo a atingir a máxima potência viral.

Monitorização da sua campanha: coeficiente viral

Iniciou uma campanha de marketing digital com comunicação viral. Mas como saber se efectivamente a sua campanha está a ter o efeito viral? Saberá medindo o coeficiente viral que terá que ser maior do que 1. Quanto maior for o coeficiente viral, mais potencial viral terá a sua campanha de marketing digital.

O coeficiente viral calcula-se através de uma simples operação matemática: coeficiente viral = x * y. Irei descrever o significado das variáveis “x” e “y”.

Consideremos a seguinte situação. A sua campanha de marketing digital consiste na angariação de emails através do preenchimento de um formulário. Convida 1000 contactos que, por sua vez, propagam a sua campanha para 5000 contactos, o que significa que cada contacto convidou em média 5 amigos. A primeira variável para calcular o coeficiente viral, a variável “x”, é o número de amigos que cada contacto convida em média para aderir à campanha, neste caso, x será 5.

Agora, vamos supor que desses 5000 amigos convidados, só 50 amigos se registaram na campanha, deixando o seu email no formulário. A outra variável “y” para calcular o coeficiente viral será neste caso 0,01 (1%). Assim, o coeficiente viral da sua campanha será 5 * 0,01 = 0,05. Um coeficiente extremamente baixo. E a sua campanha não terá o efeito viral esperado, pelo que não será bem sucedida.

Mas, se tivesse uma média de 50 amigos convidados por cada contacto (x = 50), então teria a propagação para cerca de 50 000 contactos. Se a taxa de conversão fosse de 3% (y=3%), teria 1500 amigos a registarem-se na campanha. Para o exemplo, temos 50 * 0,03 = 1,5. Essa, sim, seria uma campanha viral. Ela está a aumentar de velocidade de adesão à medida que aumenta a quantidade de amigos.

Como vimos neste série de artigos, quando atinge uma massa crítica de “alfas”, eles espalham a sua marca para uma grande quantidade de amigos e a sua campanha alcança altos coeficientes virais. Mas, os “multiplicadores” desempenham também um papel fundamental. São eles os responsáveis por fazer com que esse coeficiente não fique abaixo de 1.

É importante que acompanhe continuamente a evolução da sua campanha de marketing digital, através do coeficiente viral, para que tenha a certeza de que ela está a crescer e não a morrer. Caso perceba que o coeficiente viral está a diminuir, deve actuar na campanha, promovendo alguma inovação ou novidade. Só descobrirá se uma novidade aumenta o coeficiente viral, testando-a. Descobrirá que algumas acções resultam muito bem, outras nem tanto. Quem decidirá será o público, não você.

Conclusão

Em resumo, uma campanha de comunicação viral através das redes sociais é fundamental na sua estratégia de marketing digital. O sucesso da mesma depende inteiramente da vontade do consumidor em disseminar a sua mensagem, pois a comunicação viral só acontece por via do interesse e relevância da mensagem para o consumidor.

São factores críticos de sucesso a identificação dos “alfas”, bem como ter uma extensa rede de contactos com os quais se relaciona regularmente. Deve estimular a cooperação para que a sua campanha se espalhe para a maior quantidade possível de consumidores. Utilize a produção de conteúdos para gerar buzz para a sua marca, mas encontre o balanço certo entre divulgar conteúdo relevante e publicidade.

No planeamento e execução com sucesso de uma campanha de marketing digital é fundamental cuidar do relacionamento com o seu público-alvo. É igualmente importante que monitorize o coeficiente viral para saber se a sua campanha está a crescer. Descubra as acções que resultam melhor para o seu sucesso.

Concluímos, assim, a série de artigos sobre como fazer uma campanha de Marketing Digital nas Redes Sociais. Veja os artigos anteriores “Como fazer Campanhas de Marketing Digital nas Redes Sociais: comunicação viral” e “Como fazer Campanhas de Marketing Digital nas Redes Sociais: comunicação factores críticos de sucesso”.

Irina Portugal / Analista de Media Social

© Marketing Digital Portugal, Leiria

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