Métricas SEO Marketing Conteúdo

Posted on 19 de Outubro de 2012 por

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8 Métricas SEO a considerar na Optimização Marketing de Conteúdo

Este artigo finaliza a nossa série de artigos sobre como construir uma estratégia integrada de SEO e Marketing de Conteúdo. Nos artigos anteriores vimos os vários passos necessários para implementar uma estratégia ganhadora e de sucesso. Lembre-se que todo o seu esforço e investimento em Marketing de Conteúdo e SEO Marketing visa conseguir mais tráfego qualificado e aumentar a taxa de conversão. É esse o grande contributo para a sua estratégia de marketing digital e, consequentemente, para o sucesso do seu negócio online.

Métricas SEO para Optimização Marketing Conteúdo

Métricas SEO para Optimização Marketing Conteúdo

Por isso, a pergunta que se impõe é: como saber efectivamente se a sua estratégia está a dar resultado? Para responder a essa pergunta é necessário definir métricas SEO com targets claros a atingir e fazer o acompanhamento do progresso das mesmas. Só assim saberá se efectivamente está a conseguir atingir o objectivo que é alcançar os primeiros lugares nas pesquisas do Google nas palavras-chave que os seus prospects usam para encontrar o seu negócio online.

As Oito Métricas SEO

São oito as métricas SEO que temos que monitorizar. Deve acompanhar o progresso dessas métricas SEO de modo a aferir a sua presença Web na pesquisa orgânica. Cada métrica fornece “sinais” sobre o que está a funcionar bem e o que tem que ser melhorado na sua estratégia de Optimização Marketing de Conteúdo. Vamos de seguida descrever cada uma dela.

1. Ranking. Siga regularmente o ranking na pesquisa orgânica nas palavras-chave de modo a compreender se a sua empresa está a expandir a sua presença Web.

2. Palavras-chave que geram tráfego. Veja que páginas Web estão no ranking para as palavras-chave que geram tráfego para o seu website, e quanto tempo os visitantes permanecem nele. Verifique que palavras-chave são usadas pelos cibernautas para encontrarem a sua empresa. Veja ainda que palavras-chave têm uma elevada taxa de rejeição (apenas visitando uma página Web).

3. Backlinks.  Devem naturalmente ir aumentando à medida que vai criando o conteúdo optimizado com artigos de blogue, press releases e case studies.

4. Páginas indexadas. Quantas mais páginas indexadas pelo Google, mais oportunidades terá de ser encontrado. À medida que vai criando numa base regular o conteúdo optimizado, o seu contador de indexação vai aumentando.

5. Sinais sociais. Siga o número de backlinks de sites das redes sociais – comentários, likes, shares, tweets, +1s, pins – que apontam para o seu website, incluindo páginas webs, artigos no blogue, white papers, press releases, case studies, vídeos, etc.

6. Tráfego do Website. Siga a evolução do tráfego através de pesquisa orgânica – directo, por referência ou originado nas redes sociais. Que tipo de tráfego converte melhor? A análise das métricas de tráfego do seu website ajudam-no a perceber se a sua estratégia de SEO e Optimização Marketing de Conteúdo estão a atingir as metas definidas.

7. Conversões orgânicas. Que percentagem do tráfego vindo da pesquisa orgânica se traduz em conversões no seu website? Que palavras-chave originam maiores conversões? Estão as conversões a aumentar com base na sua estratégia de Optimização Marketing de Conteúdo?

8. Dados da concorrência. Analise o ranking da sua concorrência. Quais são as palavras-chave que apresentam o melhor ranking na sua concorrência? Quantos backlinks têm em comparação com os seus? Quantas páginas estão a ser indexadas? Com que frequência os websites da sua concorrência são indexados pelos motores de buscas?

E, agora, que já sabe como implementar uma estratégia de Optimização Marketing de Conteúdo, do que é que está à espera para começar a implementar a sua?

Com este artigo, concluímos a série de artigos sobre como pode implementar na prática a estratégia de Optimização Marketing de Conteúdo. Agora, utilizando a secção de comentários, deixe aqui a sua opinião e faça chegar-nos as suas sugestões.

Ruben Lisboa / Analista SEO

© Marketing Digital Portugal, Leiria

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