Campanha Redes Sociais Factores

Posted on 18 de Outubro de 2012 por

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Como fazer campanhas marketing digital nas redes sociais e factores criticos, imagem de destaque

Como fazer Campanha nas Redes Sociais – factores críticos de sucesso

Este é o segundo artigo da série em que abordo um ponto fundamental em qualquer campanha de marketing digital: a divulgação e propagação da campanha. O objectivo de qualquer campanha de marketing digital é chegar ao maior número de pessoas que estejam interessadas na sua comunicação e predispostas para a acção. A questão é como alcançar este objectivo? A resposta é montar uma campanha de Marketing Digital com comunicação viral utilizando as Redes Sociais.

No artigo anterior “Como fazer Campanhas de Marketing Digital nas Redes Sociais: comunicação viral”, introduzi o conceito de comunicação viral e expliquei que é fundamental estimular o consumidor a divulgar a sua campanha. Explorei ainda o tema de como identificar os divulgadores da sua mensagem.

Neste artigo irei descrever os factores críticos de sucesso, e como balancear conteúdo relevante e publicidade, de modo a tirar o máximo partido da sua campanha de marketing digital.

Factores críticos para o sucesso da sua campanha

São poucos os factores críticos para o sucesso da sua campanha. Os principais são: 1) a quantidade de contactos que a sua marca pode atingir ao mesmo tempo; “2) o potencial viral do tema da campanha; 3) e a forma de estimular a divulgação.

1. Contactos. O ideal é que tenha uma extensa rede de contactos com os quais se relaciona regularmente. Quanto mais interacções relevantes tiver com os seus amigos e quanto mais extensa for a sua rede social, maior será o seu poder de influenciar as pessoas. Será maior o seu capital social. E isso fará com que, quando lançada, a sua campanha se espalhe para a maior quantidade possível de consumidores. A partir do seu elevado capital social será muito mais fácil activar qualquer campanha.

2. Potencial viral do tema da campanha. Já falámos sobre a importância de escolher um assunto ou o tema da sua campanha para que os “alfas” espalhem a sua marca para uma grande quantidade de amigos. Quando veicula conteúdo relevante, está a aumentar a sua influência sobre os consumidores, ganhando capital social.

3. Estimular a cooperação. Outro aspecto importante é que a sua campanha estimule a cooperação, em vez da competição. Imagine uma campanha em que as pessoas só entram por convite. A sua empresa convida os “alfas” e deixa que eles convidem os seus amigos. Pode ser um concurso cultural em que ganha quem apresentar a melhor frase. Para incentivar a cooperação e conseguir a adesão dos “alfas”, ganha não só quem apresentar a melhor frase, mas também o “alfa” que convidar. Por cada convidado que se inscrever na campanha, quem convidou (o “alfa”) ganha um cupão com o mesmo número do convidado. Desta forma fortalece-se a cooperação, porque se eu fui convidado por alguém e tenho 1000 amigos no Facebook e 5000 seguidores no Twitter, eu posso facilmente convidá-los a todos. E quantos mais amigos convidar, mais hipóteses tenho de ganhar.

Balancear conteúdo relevante e publicidade

A comunicação viral a partir da produção de conteúdo é uma das formas mais eficientes de gerar buzz para a sua marca, quer sejam artigos, vídeos, fotos, white papers, PR. É fundamental para o sucesso da sua campanha de marketing digital tornar fácil e acessível a partilha desse conteúdo. Permita que os seus consumidores partilharem esse conteúdo facilmente através das redes sociais (por exemplo, colocando acessíveis os botões de “share” or “tweet”). Incentive a divulgação do mesmo oferecendo um espaço para eles se expressarem e criarem a sua própria interpretação da marca (por exemplo, através da secção de comentários ou sugestões). Eles terão muito orgulho em mostrar aos outros as suas próprias criações.

No planeamento e execução com sucesso de uma campanha de marketing digital tudo se resume à questão do relacionamento com o seu público-alvo. Primeiro, é preciso construir o relacionamento ao longo do tempo. É preciso tornar-se amigo do seu consumidor. A cada 10 ou 20 interacções, faz publicidade com intenção de se tornar viral. Não ache que interacção é igual a publicidade. Quem pense assim, não terá amigos no seu perfil que durem muito. Se se tornar aborrecido, os seus amigos ou seguidores começarão a ignorá-lo ou mesmo a abandoná-lo, o seu capital social irá diminuir, e, consequentemente, a sua campanha de marketing digital será um fracasso. O segredo é balancear correctamente entre o cultivar o relacionamento e a publicidade, de maneira a não incomodar os seus consumidores.

No próximo artigo irei concluir esta série falando sobre como monitorizar a sua campanha de marketing digital: “Como fazer Campanhas de Marketing Digital nas Redes Sociais: monitorização”. Veja ainda o nosso artigo anterior em que introduzimos este tema: “Como fazer Campanhas de Marketing Digital nas Redes Sociais: comunicação viral”.

Irina Portugal / Analista de Media Social

© Marketing Digital Portugal, Leiria

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