Campanha Redes Sociais Viral

Posted on 16 de Outubro de 2012 por

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Como fazer campanhas marketing digital nas redes sociais com comunicação viral, imagem de destaque

Como fazer Campanha nas Redes Sociais – comunicação viral

Com este artigo, inicio uma série em que irei abordar um ponto fundamental em qualquer campanha de marketing digital: a divulgação e propagação da campanha. O objectivo de qualquer campanha de marketing digital é chegar ao maior número de pessoas que estejam interessadas na sua comunicação e predispostas para a acção. A questão é como alcançar este objectivo? A resposta é montar uma campanha de Marketing Digital com comunicação viral utilizando as Redes Sociais.

Vimos em artigos anteriores como utilizar as redes sociais na sua campanha de marketing digital, nomeadamente o Twitter: “Como usar o Twitter em benefício da sua marca” e “Como iniciar uma Campanha de Marketing com o Twitter”. Mas não abordámos um aspecto fundamental para o sucesso de uma campanha de Marketing Digital: como fazer uma comunicação viral.

A comunicação viral através das redes sociais é a garantia que a sua mensagem chega à sua rede de amigos, que por sua vez, fará com que ela alcance o seu público-alvo como um todo. Por isso, a comunicação viral deve ser pensada e repensada como parte da estratégia de marketing digital da sua empresa.

É fundamental estimular o consumidor para que divulgue a campanha

A comunicação viral dá-se de consumidor para consumidor, em vez de ser de empresa para consumidor. É uma publicidade consentida pela relação que existe entre as pessoas. É transformar os seus consumidores em divulgadores da sua marca. Consequentemente, uma campanha de comunicação viral depende inteiramente da vontade do consumidor em disseminar a mensagem e, para isso, o seu conteúdo deve ser interessante e relevante para ele. O consumidor divulgará a campanha porque a considera interessante ou porque gerará valor para os seus amigos. O aspecto viral só acontecerá se o consumidor se sentir à vontade e estimulado para passar a mensagem aos seus amigos. É fundamental que perceber este ponto porque só assim a sua campanha terá um efeito viral, e, só deste modo terá sucesso na divulgação e propagação da sua campanha de marketing digital.

Se a comunicação viral só acontece por via do interesse e relevância da mensagem vinculada na campanha de marketing digital, logo tem que perceber o que quer o seu público-alvo. A pergunta que se coloca é como saber que assuntos são interessantes para o seu mercado, mais concretamente, que temas são relevantes e motivadores para que os seus “divulgadores” passem a mensagem. Portanto, o seu principal objectivo é descobrir quem são os seus divulgadores e qual a mensagem que os motiva para passarem à acção de divulgação. É sobre isso que vou falar de seguida.

Identificar os divulgadores da sua campanha

Para saber como identificar os seus divulgadores de modo a conseguir o efeito viral, tem que perceber como se comporta o seu público-alvo. Aqui vale a regra dos 90/9/1. Somente 1% do público (os “alfas”) criam comunicação para o mercado (por exemplo, produzem tweets), 9% (os multiplicadores) só passam a informação (fazem retweet de uma mensagem) e 90% dos consumidores apenas consomem informação. O seu objectivo é alcançar os “alfas” que produzem em média de cinco a dez tweets por dia e que são os influenciadores do seu público-alvo.

O consumidor “alfa” é muito empenhado em causas. Quando oferece ao consumidor “alfa” a oportunidade de utilizar a estrutura da sua empresa para o ajudar na sua causa, ele ficar-lhe-á eternamente grato e será o advogado da sua marca. Portanto, terá que identificar uma causa que possa motivar o consumidor “alfa” a envolver-se na disseminação da sua campanha de marketing digital. Por exemplo, é geralmente muito popular uma campanha com carácter social.

Nos próximos artigos irei continuar com este tema abordando outros aspectos relevantes no sucesso da sua campanha de marketing digital: “Como fazer Campanhas de Marketing Digital nas Redes Sociais: factores críticos de sucesso” e “Como fazer Campanhas de Marketing Digital nas Redes Sociais: monitorização”.

Irina Portugal / Analista de Media Social

© Marketing Digital Portugal, Leiria

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