Caso Optimização Marketing Conteúdo

Posted on 11 de Outubro de 2012 por

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Caso de sucesso na Optimização Marketing de Conteúdo

Temos vindo a publicar uma série de artigos sobre como construir uma estratégia integrada de SEO e Marketing de Conteúdo, estratégia essa que irá permitir que a sua empresa ultrapasse a concorrência nas pesquisas do Google e, consequentemente, possa ser encontrada em primeiro lugar nas palavras-chave que os seus potenciais clientes estão a usar para encontrar o seu negócio online. Dai a relevância do Marketing de Conteúdo como ferramenta online disponível para utilização na sua estratégia de marketing digital.

Como vimos, a estratégia baseia-se numa actuação em três frentes, denominada power3, e que permite maximizar a Optimização Marketing de Conteúdo.

Neste artigo, apresentamos o caso de sucesso da WeCare (1), onde a nossa equipa implementou a estratégia de Optimização Marketing de Conteúdo. Exemplificamos como pode na prática implementar esta estratégia, de modo a tirar o máximo partido desta técnica de marketing SEO.

Caso de Sucesso na Optimização Marketing Conteúdo

Caso de Sucesso na Optimização Marketing Conteúdo

A WeCare é uma clínica médica com várias especialidades e com presença em várias cidades na região centro. Fundada em 1996, a WeCare teve um crescimento muito significativo na última década, graças a uma oferta única e integrada de várias especialidades. Tal como para muitos outros negócios, hoje a Web é fundamental para a WeCare, pois ser encontrado online é uma prioridade.

Antes da WeCare ter implementado a sua estratégia de Optimização Marketing de Conteúdo, só era encontrada na Web através da palavra-chave “WeCare”, ou seja, através da marca, o que significava que os seus prospects tinham que já estar familiarizados com a empresa para a encontrem na Web. Como é fácil de perceber, esta situação inviabilizava a angariação de clientes que nunca tinham ouvido falar da clínica. Assim, definiu-se como objectivo estender a lista de palavras-chave de modo a facilitar a chegada de novos prospects.

A equipa “Marketing Digital Portugal” aplicou o modelo da hierarquia para optimização da presença na Web ao caso da clínica WeCare:

1. Fundamentos e princípios técnicos SEO.

Começámos por analisar os fundamentos técnicos SEO utilizados pela WeCare. Resolvemos alguns problemas com a sua presença na Web que estariam a atrasar os resultados SEO search engine optimization.

De seguida, implementamos os elementos principais necessários para suportar a estratégia de Optimização Marketing de Conteúdo e melhorar o ranking SEO, incluindo:

  • Correcções no website principal de modo a assegurar que fosse correctamente lido e indexado pelo Google.
  • Criar e configurar a presença nos sites das redes sociais (Twitter, Facebook, LinkedIn, YouTube) e cross-links com todos os pontos de presença da marca na Web.
  • Criar e configurar a presença da marca em directorias relevantes ou especificas do negócio.
  • Criar e configurar a presença Web na pesquisa local.

2. Investigação das Palavras-chave e Concorrência

Tal como acontece frequentemente com muitos negócios, quando iniciámos a nossa análise, a WeCare não sabia qual era a taxa de conversão na pesquisa orgânica. A única palavra-chave que estava a gerar tráfego era a própria marca (WeCare), o que significava que o mercado-alvo (pacientes) tinham que já conhecer a marca quando efectuavam a pesquisa.

A questão que se colocava era que palavras-chave estariam a ser usadas pelos prospects e que iriam gerar taxas de conversão mais elevadas.

A nossa equipa efectuou uma pesquisa inicial de palavras-chave e concorrência, e propôs aos responsáveis da WeCare que fossem considerados quatro objectivos:

a. Dominar a primeira página do Google (estar nos 10 primeiros lugares) na marca WeCare.

b. Definir duas palavras-chave “não-marca” que seriam o nosso foco de optimização.

c. Ser encontrado na primeira página do Google para essas duas palavras-chave.

d. Expandir continuamente as palavras-chave “não-marca” para optimizar a presença Web da WeCare.

Concordou-se que as duas frases de palavras-chave seriam “clinica medica coimbra” e “clinica medica leiria” e que seriam o foco da optimização.

3. Plano de Optimização Marketing de Conteúdo

Logo que as tarefas de fundamentos técnicos e investigação das palavras-chave foram concluídas, iniciamos a implementação do plano de Optimização Marketing de Conteúdo, isto é, dar deliberadamente aos prospects da WeCare e ao Google aquilo que eles querem: conteúdo recente, relevante e optimizado (para as palavras-chave que geram tráfego), numa base consistente, na forma de conteúdo de website, press release, artigos de blogue, case studies e white papers.

O conteúdo optimizado da WeCare não era apenas rico em palavras-chave, mas também em backlinks. Artigos de blogue, press releases e case studies foram optimizados para as duas frases com as palavras-chave. Foi dada atenção especial aos seguintes aspectos:

  • Tags, URLs, e texto âncora nos backlinks contendo as palavras-chave.
  • Posição e frequência das palavras-chave nos parágrafos iniciais.
  • Icons das redes sociais nas páginas Web.

4. Publicar, Socializar e Partilhar o conteúdo

A equipa “Marketing Digital Portugal” criou e acertou com os responsáveis da WeCare um calendário para a produção do conteúdo. Apresentamos de seguida um excerto desse calendário:

Calendário para Optimização Marketing de Conteúdo

Calendário para Optimização Marketing de Conteúdo

Exemplo de calendário de publicação para “clinica medica Leiria”:

a. Artigo optimizado para “clinica medica Leiria”, distribuído via email marketing.

b. Press release optimizada para “clinica medica Leiria”, distribuída via PR e media local.

c. Ambos a press release e o artigo com backlink para o website da WeCare.

d. Website optimizado para “clinica medica Leiria”.

e. Icons das redes sociais incluídos em todas as páginas Web (press release, artigo blogue).

f. Todo o conteúdo socializado através do Twitter, Facebook, LinkedId, Youtube e Goggle+.

 

5. Medir & Melhorar

Seis meses depois, medimos como estava o desempenho da presença Web da WeCare. Quando revisitámos os objectivos definidos em cima, encontrámos o seguinte:

a. Estavam a ocupar 6 das 10 posições na primeira página do Google, comparado com apenas 2 quando iniciamos os esforços SEO.

b. Estavam consistentemente na primeira página para “clinica medica leiria”.

c. A sua presença na Web estava a expandir-se de 50 páginas indexadas no Google para 110.

d. O tráfego total do website tinha crescido de 2100 visitas/mês para mais de 5200 visitas/mês.

e. Tinham angariado 130 Fãs no Facebook e 280 seguidores no Twitter, a maioria dos quais locais.

Espero que com este artigo tenha ficado claro como pode implementar na prática a estratégia de Optimização Marketing de Conteúdo. Fique atento ao nosso próximo artigo, onde iremos explicar as métricas SEO fundamentais que deve usar para acompanhar o progresso da sua presença Web na pesquisa orgânica e, consequentemente, acompanhar o sucesso na implementação da estratégia de Optimização Marketing de Conteúdo.

Ruben Lisboa / Analista SEO

© Marketing Digital Portugal, Leiria

Nota:

(1) Este artigo é baseado em casos reais nos quais a equipa “Marketing Digital Portugal” tem vindo a trabalhar. Para uma melhor exemplificação de como pode implementar na prática a estratégia de Optimização Marketing de Conteúdo, os mesmos foram adaptados e simplificados de modo a criar o caso fictício da “WeCare”.

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