Campanha Marketing com Twitter

Posted on 10 de Outubro de 2012 por

5


Iniciar campanha marketing digital com twitter, imagem de destaque

Como iniciar uma Campanha de Marketing com o Twitter

O Twiter é hoje uma espécie de barómetro do que se passa na Internet. E serve para divulgar e disseminar informações sobre os seus produtos ou a sua marca, sendo uma ferramenta fundamental de marketing digital. É uma maneira de deixar o seu público-alvo sempre informado sobre as suas acções.

O público do Twitter é muito interessante para as empresas e no qual vale a pena investir. Quem usa regularmente esta ferramenta é geralmente “formador de opiniões” e a maioria dos utilizadores confia nos tweets de indicações de outras pessoas. Além disso, mais de metade dos utilizadores acha interessante a realização de acções publicitárias através da ferramenta. Dai a importância de usar esta ferramenta na sua campanha de Marketing Digital. Ainda tem dúvidas? Veja o nosso artigo de como usar o Twitter em beneficio da sua marca.

Dar inicio à acção

Para dar inicio à sua acção no Twitter é preciso que tenha público, ou seja, seguidores. Onde poderá encontrar o seu público-alvo? Poderá começar por fazer uma pesquisa através de tags, ou seja, palavras-chave no Twitter. Para isso, utilize a ferramenta TwitterSearch e faça uma pesquisa utilizando “#palavra-chave”. A partir de ai, poderá seguir aqueles que utilizam essa palavra-chave. Verá que depois disso, muitos dos que você segue também o irão seguir a si. É uma das melhores maneiras de ser seguido.

Também poderá fazer muitos retweets e, de vez em quando, indicar pessoas que o seguem e que considera interessantes. São “camaradagens” dos social media que ajudam-no a ganhar credibilidade.

Se aceita uma dica, comece lentamente. Use primeiro a ferramenta para criar uma comunidade com os seus actuais clientes, fornecedores e colaboradores da sua empresa. A partir daí comece a produzir conteúdo e acções vislumbrando novos seguidores e retweets, através de um conteúdo diferenciado, chamativo e com promoções. Demonstre interesse na actividade dos utilizadores. Portanto, antes de escrever, ouça o que está a ser dito pelos utilizadores.

Algumas ferramentas úteis

Existem ferramentas especificas para o Twitter que mostram quais foram os tweets mais retweeter, quais são os seguidores que estão a falar de si e como a sua marca está a aparecer na rede:

  • Tweetstats.com. Para visualizar toda a produção de tweets do seu perfil.
  • Tweeteffect.com. Mostra depois de que posts houve unfollow dos seus seguidores. Muito útil para verificar como errou e como melhorar a sua forma de actuação.
  • www.checkretweet.com Encontra todos os retweets gerados a partir dos seus tweets.
  • Backtweets.com. Encontra os links que quiser pesquisar, inclusive aqueles que foram encurtados.
  • Twittercounter.com. Mostra o histórico dos seus seguidores graficamente.

Irina Portugal / Analista de Media Social

© Marketing Digital Portugal, Leiria

Anúncios