Optimização Conteúdo Palavras-chave

Posted on 8 de Outubro de 2012 por

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As seis etapas para Optimização Marketing Conteúdo nas Palavras-chave

Qualquer organização que inicie um processo de marketing digital, nomeadamente seo search engine optimization, com o objectivo de optimizar a pesquisa orgânica, tem uma “lacuna nas palavras-chave”. Isto acontece porque a sua organização define uma lista de palavras-chave que acredita serem utilizadas pelos seus prospects quando querem encontrar os seus produtos e serviços. Mas, essa lista é certamente diferente da que na realidade é usada pelos seus prospects nos motores de busca. Assim, existe uma lacuna entre as palavras-chave em que você acredita e aquelas que são realmente utilizadas.

É fundamental reduzir ou eliminar esta lacuna nas palavras-chave ainda antes de começar a produzir conteúdo para a sua estratégia de Optimização Marketing de Conteúdo. Isto é importante porque as palavras-chave são o “core” da sua estratégia de pesquisa orgânica. Coincidentemente, no “core” do algoritmo de pesquisa orgânica do Google esta a relevância das palavras-chave – veja o que é o SEO e como funcionam os motores de buscas.

Seja paciente. Como vimos na hierarquia para optimização da presença na Web, as camadas “Investigação das Palavras-chave e Concorrência” (ou seja, o tema deste artigo) e “Plano de Optimização Marketing de Conteúdo” irão consumir 80% do seu investimento em SEO e Optimização Marketing de Conteúdo. É uma razão muito forte para ser muito cuidadoso nestas fases, não acha? Até porque deve lembrar-se que será recompensado mais tarde com um bom posicionamento nos motores de busca e, consequentemente, com geração de mais tráfego para o seu website.

É importante referir que este processo de Optimização Marketing de Conteúdo nunca termina, pois continua com a aprendizagem de como os seus prospects pesquisam nos motores de busca para encontrar o seu negócio. Isto permitirá o refinamento contínuo da sua lista de palavras-chave.

6 Etapas para Optimização Marketing Conteúdos nas Palavras-chave

6 Etapas para Optimização Marketing Conteúdos nas Palavras-chave

Etapas para reduzir a lacuna nas palavras-chave

São seis as etapas que deve seguir para reduzir a lacuna nas palavras-chave de modo a criar uma lista óptima de palavras-chave que irá utilizar na produção dos conteúdos para a sua estratégia de Optimização Marketing Conteúdo:

1. Criar Lista de Palavras-chave. Faça uma lista com as 10 palavras-chave que acredita serem usadas nos motores de pesquisa pelos seus prospects para encontrarem o seu negócio. Inclua frases com palavras-chave relacionadas com a sua marca, frases com palavras-chave de cauda-longa, palavras-chave específicas da sua indústria.

2. Determinar Rank e Volume. Utilize uma ferramenta para investigar que outras palavras-chave devem ser consideradas, determinar volumes de pesquisa e saber quais as perguntas que os cibernautas estão a utilizar – por exemplo, este tipo de palavras-chave deverão ser usadas em artigos do blogue. WordStream é um bom exemplo de uma ferramenta que pode fornecer este tipo de informação. Poderá também usar a ferramenta de palavras-chave do Google AdWords.

3. Analisar a Concorrência. Como é que a sua concorrência está posicionada no ranking por palavras-chave? Observando os seus websites, que palavras-chave é que eles estão a usar para se posicionarem no ranking? Tenha em mente que o facto de a sua concorrência ter um melhor ranking do que o seu numa determinada palavra-chave, isso não significa que seja essa a palavra-chave certa para si.

4. Perceber as Palavras-chave que geram tráfego. Realize uma investigação para determinar que palavras-chave estão a gerar tráfego para o seu website, que páginas estão a contribuir para o ranking (i.e. quais são as landing-pages), quanto tempo demoram os seus visitantes no seu website, que palavras-chave resultam em conversão.

5. Criar, Optimizar e Publicar. Em cada página ou conteúdo, limite o seu esforço de optimização a apenas uma ou duas palavras-chave. Publique artigos em blogues, press releases, case studies e vídeos de modo a manter o conteúdo actualizado e relevante para os seus prospects e clientes e de modo a ajudá-los a encontrar as respostas que estão à procura.

6. Medir Resultados. Meça os resultados da sua campanha de Optimização Marketing de Conteúdo, incluindo os seguintes indicadores:

  • Mudanças de rank da palavra-chave
  • Número de palavras-chave geradas
  • Número de visitas
  • Número de conversões
  • Número de backlinks gerados
  • Número de “sinais sociais” criados

Como referi anteriormente, este processo nunca termina, realizando-se continuamente. Quando chega à última etapa, deve ir novamente para o inicio de modo a incorporar a aprendizagem adquirida sobre como os seus prospects pesquisam nos motores de busca para encontrar o seu negócio. Assim, poderá refinar continuamente a sua lista de palavras-chave de modo a reduzir ou mesmo eliminar as lacunas nas palavras-chave.

Fique atento aos próximos artigos, pois a equipa deste blogue irá continuar a detalhar cada um dos temas relevantes no planeamento e implementação de uma estratégia de Optimização Marketing de Conteúdo.

Ruben Lisboa / Analista SEO

© Marketing Digital Portugal, Leiria

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