Usar Twitter Beneficio da Marca

Posted on 3 de Outubro de 2012 por

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Twitter promoção marca, imagem de destaque

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Antes de iniciar uma campanha de marketing digital com o Twitter, é fundamental que perceba esta ferramenta e como se insere nas redes sociais. O Twitter é uma ferramenta de marketing directo, em que consegue ter uma relação personalizada com os seus clientes, de forma a conhecê-los o suficiente para poder oferecer os produtos ou serviços mais adequados.

O Twitter como instrumento de social media marketing é de uma grande simplicidade, sendo excelente para eliminar qualquer veículo ou media intermédio. É semelhante ao email marketing, só que com opt-in, isto é, quando você escolhe seguir uma marca no Twitter, está a dar permissão para receber informações dela. Se não quer receber mais informação, simplesmente pára de segui-la. Simples, não é?

Então, a pergunta que se coloca é como fazer uso do Twitter em proveito da sua empresa ou marca?

Ouvir e conhecer o seu público e clientes

O Twitter é usado maioritariamente na faixa dos 20 aos 35 anos. Um público formador de opinião, com poder de consumo e consciente. Lembre-se que muitas reclamações são feitas no Twitter e tornam-se em verdadeiras campanhas virais e ensurdecedoras. Por isso, deve monitorizar o que dizem neste meio sobre a sua empresa ou marca. Muitas empresas descobrem reclamações e clientes insatisfeitos através do Twitter. Ele é excelente para a sua empresa ouvir o que os seus clientes e parceiros têm a dizer.

Personalização do seu perfil

Como em qualquer rede social, o seu perfil deve reflectir a sua marca ou empresa, portanto, personalize-o. O seu perfil deve trazer o seu logótipo, contacto, a sua fotografia, cores da empresa, etc. Geralmente, os perfis pessoais funcionam melhor do que os de empresa. O ideal é ter os dois perfis.

Seleccione ainda um bom layout na página principal do seu perfil no Twitter. Sempre ajudará a dar um rosto mais interessante à sua identidade.

A função do Twitter: divulgação

O Twitter é uma rede social com ambiente rápido, ágil, jovem, informal. É este o ambiente que os seus consumidores sentirão. Por isso, mantenha o tom informal na sua comunicação. A função do Twitter é levar tráfego para uma determinada página do seu site. Quantos mais seguidores tiver no Twitter, maior será o seu poder de influenciar o mercado.

Lembre-se que o título do tweet que enviará deverá despertar a curiosidade. Saiba trabalhar muito bem o que vai nos 140 caracteres. O que for mais retweeter terá maior êxito também fora do Twitter. Portanto, o Twitter é excelente para testar as ideias e mensagens que ganham aceitação e que ganharam efeito viral.

Outro ponto a considerar é o horário. O Twitter é usado sobretudo durante as horas de trabalho. Esqueça-o antes das 9:00 e depois das 18:00.

Assim, o melhor será programar os seus tweets ao longo do dia ou da semana e isso tornará os seus comentários muito mais organizados e frequentes. Existem várias ferramentas que permitem a programação do tweets, uma delas o FutureTweets (http://futuretweets.com).

Como disse, o Twitter é uma espécie de barómetro da Internet. Para saber se uma campanha de marketing digital tem potencial viral ou não, poderá medir o resultado directamente em ferramentas como bit.ly (um encurtador de URL) que lhe dá resultados como o número de retweets, comentários, quantidade de cliques. Com isso perceberá melhor o comportamento do seu público-alvo em relação ao seu tweet.

Sintonize com o seu público

Lembre-se sempre que deve ter no Twitter uma actuação qualificada e que deve estar sempre sintonizado com o seu público, pois só assim será seguido por quem estiver interessado no seu conteúdo ou produto. Deve também ter presente que o Twitter pode não ser o meio mais adequado para divulgar o seu produto. Por exemplo, se estiver a vender vestidos, a parte visual é o mais importante. Talvez aí o Flickr ou o Youtube sejam mais adequados do que o Twitter.

Agora que sabe o que é o Twitter e como pode ser usado em beneficio da sua empresa ou marca, veja como iniciar uma Campanha de Marketing com o Twitter.

Irina Portugal / Analista de Media Social

© Marketing Digital Portugal, Leiria

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