Critérios Optimização Marketing Conteúdo

Posted on 27 de Setembro de 2012 por

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Os 3 critérios na estratégia de Optimização Marketing de Conteúdo

Então, porque é assim tão importante a estratégia de Optimização Marketing de Conteúdo para o ranking orgânico no Google? Há cerca de um ano, a Google começou a alterar significativamente o seu algoritmo de pesquisa numa direcção que torna obrigatória a definição de uma estratégia de Optimização Marketing de Conteúdo muito bem pensada. Dai que, como vimos em artigos anteriores, ser esta uma actividade fundamental em SEO search engine optimization. Salientamos ainda que a estratégia de Optimização Marketing de Conteúdo é uma parte muito importante do seu plano de marketing digital.

Em conclusão, a publicação de conteúdo original que os cibernautas querem, valorizam e acham relevante, será recompensada pela Google na forma de um melhoramento no ranking. Mas, quais são efectivamente os aspectos que são valorizados pela Google? Será precisamente este o tema que iremos desenvolver neste artigo. Iremos analisar os aspectos que são valorizados pela Google e como a estratégia “Power3” tira partido desses mesmos aspectos.

A estratégia Power3 é a estratégia de Optimização Marketing de Conteúdo que assenta em três frentes:

  • Marketing de Conteúdo
  • Search Engine Optimization (SEO)
  • Redes Sociais (Social Media)
Os 3 critérios na estratégia de Optimização Marketing Conteúdo

Os 3 critérios na estratégia de Optimização Marketing Conteúdo

Esta estratégia considera ainda os critérios valorizados pela Google:

  • Critério #1: Sinais Sociais
  • Critério #2: Sites de alta-qualidade
  • Critério #3: Actualizações recentes

Iremos analisar de seguida cada um desses aspectos.

Critério #1: Sinais Sociais

Em Dezembro 2010, tanto a Google como a Bing anunciaram que iriam considerar os factores “sinais sociais” nos algoritmos de pesquisa orgânica. Porquê? Porque de acordo com a Google, uma rede social é baseada sobretudo nas relações entre os seus membros e as mesmas provam ser relevantes, e a relevância é o core da pesquisa orgânica dos motores de busca, tal como vimos anteriormente no artigo “Algumas dicas SEO para melhorar o seu negócio online”.

Portanto, deve distribuir o seu conteúdo optimizado para a sua rede social e deve dar a oportunidade aos visitantes do seu website de “socializar” o conteúdo, o que inclui: twitters e re-twitters, Google+1’s e shares, Facebook likes e shares, LinkedIn shares, Youtube views, e Pinterest likes e repins.

Critério #2: Sites de Alta-qualidade

Em Fevereiro 2011, a Google lançou uma série de actualizações que focavam “ajudar as pessoas a encontrar sites com alta-qualidade”, a iniciativa “Panda & Penguin Updates”. Por outras palavras, essa acção estava focada na penalização de sites de baixa-qualidade e sites com “spammy backlinks”.

Então, como é que pode construir um site de “alta-qualidade”? De acordo com a Google, fazendo o seguinte:

  • Oferecendo a melhor experiência possível aos utilizadores – sobre esta questão, iremos publicar brevemente alguns artigos sobre “Experiência dos Utilizadores”.
  • Desenvolvendo conteúdos de alta-qualidade em vez de tentar optimiza-los para um determinado algoritmo do Google .

Deste modo, o seu site terá mais hipóteses de ser bem classificado pelo Google.

Critério #3: Actualizações recentes

Em Novembro 2011, a Google lançou ainda a iniciativa “Freshness Updates” que visava dar prioridade a conteúdo recente e conveniente, tais como Press Release, Blogues, News e Eventos. Porquê? Porque conteúdo recente é mais relevante. Portanto, a Google atribuirá uma melhor classificação a conteúdo que seja recente e conveniente.

Conclusão sobre os critérios na optimização de Marketing de Conteúdo

Em conclusão, o Google valoriza conteúdo optimizado para as redes sociais (conteúdo socializado) e sites com conteúdo de “alta-qualidade”. O Google dá-lhe o que você quer: conteúdo recente, relevante e conveniente. Conteúdo que cumpra estes requisitos será recompensado pelo Google com um melhor ranking.

Adicionalmente, veja o artigo dos nossos amigos da Géssica Hellmann, Marketing de Conteúdo: proteja-se das atualizações do Google”, em que explicam como pode usar o marketing de conteúdo para blindar seu site contra as actualizações no algoritmo do Google.

Citando esse artigo: “Conteúdo útil e de qualidade é tudo o que querem os utilizadores de Internet. E tudo o que querem as ferramentas de busca é oferecer resultados de pesquisa que reflictam esse desejo. Os resultados das buscas são constantemente actualizados e modificados para mantê-los em alto nível. Primeiro planeie o conteúdo, depois optimize-o para o Google.”

Fique atento aos próximos artigos, pois a equipa deste blogue irá detalhar cada um dos temas relevantes para que perceba como planear e implementar uma estratégia de Optimização Marketing de Conteúdo.

Ruben Lisboa / Analista SEO

© Marketing Digital Portugal, Leiria

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