Objectivos Optimização Marketing Conteúdo

Posted on 26 de Setembro de 2012 por

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3 Objectivos para a Optimização de Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo não é uma táctica ou conceito novo. A prática de Marketing de Conteúdo tem sido usada durante décadas. Ainda antes da internet! De acordo com um estudo, Marketing de Conteúdo online cresceu para perto de $16.6 mil milhões no ano passado (1). E de acordo com o “Content Marketing Institute”, 60% dos marketers planeiam aumentar nos próximos 12 meses o investimento em Marketing de Conteúdo (2).

Optimização Marketing Conteúdo

Optimização Marketing Conteúdo

O que é Marketing de Conteúdo

De acordo com o “Content Marketing Institute”, Marketing de Conteúdo é a arte de perceber exactamente o que os seus prospects e clientes querem saber, e entregar-lhes o conteúdo relevante e apelativo com o objectivo de crescer o seu negócio online (3).

Marketing de Conteúdo visa atingir vários objectivos dentro do seu plano de marketing digital e, consequentemente, procura atingir os seus objectivos de negócio:

  • Competência e liderança na área de actuação da marca ou empresa
  • Aquisição e retenção de clientes
  • Posicionamento e branding
  • Geração de leads e conversão em vendas

Optimização Marketing de Conteúdo

Optimização Marketing de Conteúdo vai para além do Marketing de Conteúdo, produzindo deliberadamente conteúdo optimizado baseado em palavras-chave que geram tráfego a partir das pesquisas orgânicas e de modo a aumenta as conversões. Desempenha, deste modo, um papel muito importante na estratégia de SEO search engine optimization. A entrega desse conteúdo é alavancada e maximizada pela socialização através da sua presença activa nas redes sociais.

Optimização Marketing de Conteúdo permite atingir os objectivos anteriores e, adicionalmente, três outros objectivos de marketing e de negócio são alcançados:

  • Ser encontrado no Google nas palavras-chave que os seus prospects usam
  • Gerar “sinais” nas redes sociais
  • Criar backlinks credíveis

Como resultado da execução de uma estratégia de Optimização Marketing de Conteúdo, temos a produção de conteúdos tais como Blogues, Press Releases, Case Studies de clientes, Manuais Como-fazer, White Papers, eBooks, Apresentações, Vídeos, Webcasts, PodCasts.

A chave para uma estratégia de Optimização Marketing de Conteúdo bem sucedida reside no compromisso de executar essa estratégia consistentemente de acordo com um conteúdo programado. Iremos ver este ponto pormenorizadamente no artigo “Um caso de sucesso na implementação da estratégia de Optimização Marketing de Conteúdo”.

A equipa deste blogue irá continuar a desenvolver este tema numa série de artigos sobre Optimização Marketing de Conteúdo. Fique atento, e veja as nossas novas publicações para que perceba como planear e implementar uma estratégia de Optimização Marketing de Conteúdo.

Ruben Lisboa / Analista SEO

© Marketing Digital Portugal, Leiria

Notas:

1. Pamela Parker, “Study: Digital Content Marketing Spend Reached Nearly $16.6B In 2011,” Marketing Land, 26 Abril 2012.

2. Content Marketing Institute, “2012 B2B Content Marketing Benchmarks, Budgets and Trends [Research Report]”, 24 Abril 2012.

3. Content Marketing Institute, “What is Content Marketing? Content Marketing Research”, 1 Março 2012.

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