Importância SEO Marketing Digital

Posted on 25 de Setembro de 2012 por

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Seis razões porque SEO é prioritário na Estratégia Marketing Digital

O SEO permite colocar o seu website nos primeiros lugares nos motores de busca, isto é, coloca o seu website numa situação privilegiada em que irá receber mais tráfego e em que a conversão de visitantes em clientes e vendas irá aumentar. Assim, o SEO é fundamental na sua estratégia de marketing digital para alcançar o sucesso no seu negócio online.

Seis razões porque o SEO é prioritário na sua Estratégia de Marketing Digital

Seis razões porque o SEO é prioritário

Como explico noutros artigos, é importante que entenda que o SEO não vive isolado. O SEO tem que ser articulado e alinhado com a sua estratégia de Marketing Digital, em particular com o Marketing Digital de Conteúdos e a Pesquisa Paga (ou Links Patrocinados).

O Marketing Digital de Conteúdos permite disponibilizar conteúdos úteis e relevantes para o consumidor. Sem conteúdos, o seu website não pode ser optimizado para os motores de busca. SEO e a Marketing Digital de Conteúdos estão intimamente ligados. A Optimização de Marketing Digital de Conteúdos é uma estratégia de SEO marketing que permite criar, distribuir e medir a eficácia das tácticas de Marketing Digital de Conteúdos que têm como alvo a conversão dos visitantes do seu website em clientes. O conteúdo deverá ser o que eles querem e acham relevante. É também sobre como criar conteúdo recente e relevante para o Google.

Por outro lado, a Pesquisa Paga complementa o SEO, pois em determinadas situações, as técnicas SEO não são praticáveis. Neste caso, temos que socorrermo-nos da publicidade onlineA pesquisa paga coloca o seu website em posição privilegiada nos motores de busca, o que favorece o aumento do tráfego e permite aumentar as vendas.

Seis razões porque o SEO é prioritário para o seu negócio online

SEO search engine optimization tem evoluído drasticamente nos últimos 10 anos e é garantido que irá continuar a evoluir. Google tem alterado os seus algoritmos mais de 500 vezes por ano! Isto faz com que ser bem sucedido em SEO seja uma tarefa não só difícil, como também consumidora de tempo e que nunca esteja terminada.

Apresento-lhe a seguir as seis razões porque o SEO deve continuar a ser prioritário na sua estratégia de marketing digital, logo é importante para o seu negócio online:

  1. Milhões de pesquisas diárias: por dia, existem mais de mil milhões de pesquisas no Google e este número está a crescer (1).
  2. Lado orgânico da pesquisa é visto por todos os cibernautas: 100% dos cibernautas olham para o lado orgânico da pesquisa (o lado esquerdo no motor de busca) (2).
  3. Pesquisa orgânica é a mais relevante: 85% dos cibernautas clicam no lado orgânico da pesquisa, em vez de na parte paga (3).
  4. CTR da pesquisa orgânica é elevado: a média do CTR (Click-Through Rate) para as posições top na pesquisa orgânica no Google é aproximadamente 36%, enquanto o CTR para as posições top da pesquisa paga no Google é apenas 2% (4).
  5. CTR da pesquisa orgânica na 1ª página é mais relevante: o CTR médio para a pesquisa orgânica na primeira página do Google é 8%, versus 2% para os anúncios pagos (5).
  6. A pesquisa orgânica é a táctica #1 para a conversão de potenciais clientes: a pesquisa orgânica ultrapassa o email marketing e a pesquisa paga (6).

Estas estatísticas são bastante expressivas. Mostra que os cibernautas confiam quer na relevância, quer na oportunidade dos resultados das pesquisas do Google. Quando isolamos os resultados das pesquisas do Google, vemos mais do que isso. No core está o conceito de “relevância”. Google é tão famoso porque devolve os resultados mais relevantes do planeta para as pesquisas que alguém realiza e assim quer continuar. O Google é usado por milhões de cibernautas e, para ter sucesso no seu negócio online, tem que aparecer nos primeiros lugares da pesquisa orgânica. Isso é alcançado através da aplicação das técnicas SEO no seu website!

Conclusão

É fundamental para o sucesso do seu negócio online que o seu website apareça na primeira página dos motores de busca, para que seja encontrado pelos cibernautas e, desde modo, receber visitas e converter os visitantes em clientes. Se o seu website não for encontrado, não recebe visitas, logo não tem negócio. Dai ser de extrema importância ter um site optimizado com técnicas SEO para que o seu website apareça bem posicionado na pesquisa orgânica. O SEO é algo fundamental que tem que fazer parte do seu plano de marketing digital.

Ruben Lisboa / Analista SEO

© Marketing Digital Portugal, Leiria

Notas:

1. Google, Facts about Google and Competition, 24 Abril 2012.

2. Matt McGee, “Eye-Tracking Study: Everybody Looks At Organic Listings, But Most Ignore Paid Ads On Right,” http://searchengineland.com/eye-tracking-study-everybody-looks-at-organic-listings-but-most-ignore-paid-ads-on-right-67698, 26 Outubro 2011

3. Optify, Inc., The Changing Face of SERPs: Organic Click Through Rate, Abril 2011.

4. Idem.

5. eMarketer Inc., Paid Search Clickthrough Rates Up Year Over Year, 23 Janeiro 2012.

6. Forbes, 2009 Forbes Advertising Effectiveness Survey, 1 Junho 2009.

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