Dicas SEO melhorar negócio online

Posted on 17 de Setembro de 2012 por

10


Seis dicas SEO para melhorar o seu negócio online

Se tem um negócio online, vai querer melhorar o número de visitas do seu website e, ao mesmo tempo, vai querer trazer visitas mais qualificadas que concluam a missão crítica do website (por exemplo, comprar determinado produto). O SEO é prioritário na sua Estratégia de Marketing Digital. Nesse sentido, podemos chamar SEO marketing a essas técnicas.

Seis dicas SEO para optimizar o seu website, definir a sua estratégia SEO de Marketing Digital e melhorar o seu negócio online.

Seis dicas SEO para melhorar o seu negócio online

Neste artigo vou apresentar-lhe seis dicas SEO para melhorar o seu negócio online. O SEO é uma técnica que ajuda a colocar o seu website nos primeiros lugares dos motores de busca, o que é fundamental para o seu negócio online. É obrigatório que considere o SEO marketing como parte integrante da sua estratégia de Marketing Digital.

Antes de começar a explicar-lhe as seis dicas SEO, vou dizer-lhe o que é o SEO e qual o valor para o seu negócio online.

O que é o SEO

De acordo com a wikipedia, SEO (Search Engine Optimization) ou SEO marketing é um conjunto de estratégias com o objectivo de potenciar e melhorar o posicionamento de um website nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca (ex. Google, Bing, …), gerando conversão (aquisição de leads, compras, envio de formulários, etc.).

Para perceber as técnicas SEO, deverá ter uma noção mínima de como funciona um motor de busca. Então é assim. Quando introduz no motor de busca uma palavra (denominada palavra-chave), ou conjunto de palavras (frase palavras-chave), por detrás o motor de busca utiliza um complexo algoritmo de pesquisa que selecciona os resultados a apresentar. Esse algoritmo utiliza a informação que se encontra guardada no motor de busca sobre os websites. De modo a facilitar o trabalho de pesquisa, a informação sobre os websites encontra-se indexada, organizada e classificada segundo um determinado critério. Em princípio, os websites com melhor classificação em determinados parâmetros aparecem nos primeiros lugares. Daqui se conclui que, para optimizar um determinado site, há que perceber as regras e parâmetros que os motores de busca utilizam.

Um motor de busca utiliza um “Robot” para procurar conteúdos relevantes na Internet. É esse Robot que tem o trabalho de andar por toda a rede, lendo cada website, classificando o seu conteúdo, e levando essa informação para ser armazenada no motor de busca. Um site deve ser facilmente lido pelo Robot, facilitando-lhe o trabalho de classificação. É ajudando o Robot a levar a informação com qualidade que poderemos ser premiados em estar na primeira página da busca.

Pesquisa Natural vs Links Patrocinados

As técnicas SEO são concebidas para alavancar os objectivos do seu website, melhorando o número e a posição dos seus resultados nas pesquisas naturais ou orgânicas, para uma variedade de palavras-chave relevantes ao conteúdo do website. Estratégias de SEO têm como fim aumentar não só o número de visitas, como melhorar a qualidade das mesmas, onde qualidade significa que os visitantes poderão concluir com sucesso a acção esperada por si, como por exemplo, efectuar uma compra.

Também deve saber que, complementar à pesquisa natural, e que deriva das técnicas SEO, podemos socorrermo-nos dos links patrocinados, isto é, da publicidade online. Esta técnica pode ser necessária quando se torna difícil o posicionamento através das técnicas SEO, ou no caso de ser necessário conseguir rapidamente um bom posicionamento. Geralmente, as técnicas SEO são vistas como estratégia de médio e longo prazo (e mais permanentes), enquanto os links patrocinados do Google são mais uma estratégia de curto-prazo.

Antes de iniciarmos a exploração das técnicas SEO, deve saber que qualquer projecto tem que ser bem planeado e detalhado antes de ir para a produção. Neste blogue poderá encontrar artigos que lhe explicam como fazer esse planeamento, a que chamamos planeamento de marketing digital e como definir uma estratégia de marketing digital. Enquadrado por esse plano, inserem-se as técnicas SEO, que apresentamos a seguir de forma resumida.

Seis dicas de SEO

Como vimos noutros artigos, o SEO está englobado dentro do marketing digital e permite a colocação dos conteúdos nos motores de busca, dai que não adianta usar técnicas SEO, se não tem conteúdos úteis e relevantes para o consumidor. O seu website deverá oferecer um conteúdo de base e um conteúdo de comunidade. Portanto, as dicas que apresento a seguir pressupõem que o seu website tem os conteúdos necessários.

O SEO é tipicamente classificado em On-page e Off-page:

  • On-page SEO: considera as técnicas para optimizar o conteúdo do seu website.
  • Off-page SEO: inclui as técnicas para conseguir ligações de websites de referência para o seu website.

Ambas as técnicas são fundamentais para optimizar o seu website. A seguir apresento-lhe as seis principais dicas:

1 – Escolha da URL

URL do seu website poderá conter uma porção das palavras-chave do seu negócio online (se já tem uma marca, também poderá ter um URL do tipo http://www.suamarca.pt). Digamos que tem uma clínica médica em leiria. Poderia focar-se num nome onde faça referência a isso, por exemplo, http://www.clinicamedicaleiria.pt.

2 – Planeamento das URLs internas

Desenvolva uma estrutura simples e directa para os seus links internos. O correcto planeamento das URL internas tem um peso considerável no critério de classificação dos motores de busca, pois, da mesma forma que a URL principal do seu site, faz com que sejam entendidas certas consideração sobre o seu website e negócio online.

Considerando que http://www.clinicamedicaleiria.pt é a primeira leitura que o Robot terá do seu site, então a segunda leitura é o que vem após o “.pt”. No caso de http://www.clinicamedicaleiria.pt/pediatria.html, o Robot entende que o seu negócio online oferece consultas de Pediatria. Agora percebe a importância de dar um nome correcto às páginas internas do seu website e de organizar todo o seu conteúdo. Por exemplo, pode organizar o seu website criando uma página para cada artigo, produto ou serviço.

3 – Meta Tags

As utilização de meta tags têm um papel muito importante no seu website. Elas são “etiquetas” que definem os parâmetros do seu website e ajudam na indexação dos motores de busca. Para o SEO, as meta tags com mais relevância são: title (titulo da página), description (descrição resumida da página) e keywords (palavras-chave que identificam sobre o que é a página). Quanto mais Meta Tags com relevância colocar, melhor será a Indexação. Por exemplo, pode utilizar as palavras mais relevantes sobre os assuntos/produtos do seu Site:

<HTML>
<HEAD>
<TITLE>  Clinica Medica </TITLE>
<META NAME=”keywords” CONTENT=”Consultas, Pediatria, Dra Sandra Neves, Dr Duarte Pacheco”>
</HEAD>

<BODY>….</BODY>

</HTML>

4 – Formatação das suas páginas e desenvolvimento nos padrões WEB

As suas páginas e imagens devem seguir determinada formatação de modo a serem classificados pelos motores de busca.

  • Formatação nas imagens. Inclua as palavras-chave no nome do ficheiro das imagens (ex. asminhaspalavraschave.jpg) e utilize-as na meta tag ALT.
  • Desenvolvimento das páginas de acordo com os padrões WEB. O seu website deverá seguir os padrões web (W3C) utilizados como referência pelos Robots, isto porque sites padronizados tendem a conseguir maior sucesso nas pesquisas. Ao desenvolver um novo website, terá que ter em conta este aspecto. Existem diversas ferramentas na Web que podem verificar se o conteúdo do seu website segue os padrões. Por exemplo: http://validator.w3.org.

Se utilizar plataformas para desenvolvimento de um website profissional, tais como o WordPress, geralmente já estão optimizadas e seguem os padrões Web, pelo que não terá que se preocupar com esse aspecto.

  • Utilização do Mapa do Site XML. O mapa do site XML ajuda os motores de busca a lerem o seu website.
  • Nas páginas não utilize flash e evite utilizar JavaScript externos. Não é amigável para o Robot.

5 – Links de referência

As URL’s ou Links que apontam para o seu website tem um peso considerável para o colocar entre os primeiros resultados nos sistemas de busca. E quanto maior for a relevância do website que aponta para o seu, melhor será a classificação. De facto, o Off-page SEO, que inclui as técnicas para conseguir ligações de websites de referência para o seu website, é de uma enorme importância na sua estratégia SEO para optimização do seu website.

6 – Optimização de conteúdo nas palavras-chave

A optimização do conteúdo do seu site é um outro ponto fundamental. Da qualidade do conteúdo do seu website dependerá fortemente a classificação feita pelo motor de busca.

É importante que utilize as palavras-chave correctas e tantas vezes quanto as necessárias. Deve utilizar uma palavra-chave primária por cada página e focar-se na optimização SEO dessa página para essa palavra-chave. Essa palavra-chave deve ser usada nos cabeçalhos (headlines) e sub-cabeçalhos (sub-headlines). Essas áreas do conteúdo têm grande peso nos motores de pesquisa como vimos no ponto da utilização das meta tags.

Este é um ponto que exigente um planeamento mais detalhado e cuidadoso. O seu plano de marketing digital deverá conter os tópicos e palavras-chave que deverá utilizar nos conteúdos. É uma etapa que exige bastante esforço e dedicação na produção dos conteúdos. Terá que ter um plano para a produção dos seus conteúdos, isto é, uma estratégia de marketing de conteúdos.

Continuemos com o exemplo da clínica médica em leiria. Alguém interessado digita no motor de busca:

‘médico leiria’ ou ‘clinica medica leiria’;

Se for uma procura mais específica, digita ‘medico pediatria leiria’.

Pelo que teremos o link:

http://www.clinicamedicaleiria.pt/medico-pediatria.aspx

Desta forma, estamos a facilitar o trabalho do Robot de modo que perceba que esta é uma página de alta relevância sobre o produto (medico pediatria). Essa abordagem ao título do produto permite uma maior credibilidade para o robot.

É fundamental um planeamento antecipado

Para que todo este trabalho dê bons resultados e se consiga uma boa classificação nos motores de busca, têm-se que se fazer um planeamento antecipado. Sobre este assunto, iremos dedicar alguns artigos em que irei explicar-lhe como fazer o seu plano de marketing digital.

Na nova era do e-commerce e do ciberespaço, onde a concorrência é tremenda, o planeamento de marketing digital de um negócio online é o aliado para o seu sucesso. As dicas que lhe indiquei aqui sobre SEO terão que ser enquadradas nesse mesmo planeamento e estratégia, nomeadamente na escolha das palavras-chave e na optimização de conteúdos.

Ruben Lisboa / Analista SEO

© Marketing Digital Portugal, Leiria

Anúncios