Como montar loja para negócio online

Posted on 13 de Setembro de 2012 por

13


Como montar uma Loja na Internet e ter sucesso no seu negócio online

Apresento-lhe neste artigo os 10 pontos principais que deve considerar quando montar a sua loja na Internet, o seu negócio online de comércio eletrónico (e-commerce). Se quer ser bem sucedido no seu negócio online, defina um plano de execução que tenha em conta esses pontos.

Como colocar na prática a sua Ideias de Negócio, montar uma Loja na Internet e ter sucesso no seu negócio online

Como montar uma Loja na Internet e ter sucesso no seu negócio online

Agora que já tem uma ideia para montar um negócio online e sabe que essa ideia de negócio irá ter sucesso, a pergunta que lhe quero colocar é a seguinte: sabe como montar uma loja na Internet? Quero começar por dizer-lhe que o segredo está no planeamento estratégico digital. Mas, veja neste artigo muitos mais detalhes.

Montar um negócio online não é uma tarefa assim tão simples. Deve preparar convenientemente todas as etapas e analisar todos os aspectos do seu negócio online. Se é empreendedor e deseja montar uma loja na internet, deve ter em mente que um negócio online, como qualquer outro modelo de negócio, requer dedicação, muito trabalho e conhecimento das ferramentas envolvidas no processo.

1. Tenha uma abordagem profissional

Os negócios online estão actualmente num grau de sofisticação tal, pelo que não há mais lugar para amadorismos. Esqueça soluções como loja online grátis, criação da loja online pela “empresa da esquina que faz sites” ou a administração da loja online feita pelo “técnico de informática” que dá assistência à sua empresa. Recorra a uma empresa especializada em marketing digital que tenha experiência comprovada na montagem de uma loja online de e-commerce. Ela irá aconselha-lo sobre a melhor estratégia e tecnologia no suporte ao seu negócio online.

2. Planeie todas as etapas do seu negócio online

Um projecto de comércio electrónico (e-commerce) é muito mais que simplesmente abrir uma loja online. Mais de 60% das lojas online fecham no primeiro ano, por isso, tem que se organizar. Faça um planeamento detalhado do seu projecto, analise o mercado em que vai entrar e coloque tudo isso no plano. Faça uma programação para a execução das etapas do projecto com data e valor a ser investido. Obtenha informação de empresas especializadas em marketing digital. Avalie quanto precisará para o investimento inicial e qual o capital necessário.

3. Escolha e analise com cuidado o segmento em que irá actuar

Analise cuidadosamente o seu tipo de negócio online e escolha o segmento de mercado a que se irá dedicar. De preferência, dedique-se a um nicho de mercado, pois é esta a melhor opção para o empreendedor que deseja montar uma Loja Online. Assim, deve evitar concorrer com os grandes players do mercado, e poderá dedicar-se a um segmento pouco explorado ou ainda não explorado. É muito importante avaliar e monitorar como os seus concorrentes estão a utilizar esse novo canal para definir o seu posicionamento, mix de produtos, políticas de preço e entregas, entre outros factores determinantes para o seu sucesso. A hipótese de obter sucesso no comércio electrónico esta intimamente relacionada com a escolha adequada do segmento de mercado a que se irá dedicar.

Ter sucesso no seu negócio online de e-commerce

Ter sucesso no seu negócio online de e-commerce

4. Selecção adequada da tecnologia de suporte à sua loja na Internet

A plataforma tecnológica de suporte ao seu negócio online é um dos principais pilares para uma operação de e-commerce de sucesso. A sua loja online precisa de transmitir segurança e credibilidade para conquistar o seu visitante e convertê-lo em consumidor. Não necessita de se transformar num especialista nestas plataformas de e-commerce. A melhor opção será pedir a ajuda a alguém especializado em marketing digital e e-commerce que consiga apresentar-lhe as opções que melhor se adaptam ao seu projecto. O custo x beneficio deve ser avaliado. Existem no mercado soluções prontas ou que podem ser facilmente adaptadas para se encaixarem às suas necessidades e ainda que caibam no seu orçamento.

5. Pesquise opções para as formas de pagamento

Actualmente, o mercado oferece diversas soluções para pagamentos online. É fundamental que os seus clientes tenham total confiança na hora de efectuarem o pagamento na sua loja online. Dependendo do tipo de negócio online, pode implementar soluções de pagamento bem seguras e sem muita burocracia. É fundamental que faça uma boa negociação no custo cobrado pela utilização destes serviços.

6. Defina a sua estratégia de marketing digital

Um site sem promoção é como uma loja perdida numa rua sem movimento: ninguém visita! Mais do que nunca, é importante ter um planeamento bem definido sobre as acções de marketing digital que irá implementar no seu e-commerce, e isso deve ser pensado desde o inicio, porque envolve até mesmo a selecção da plataforma tecnológica de e-commerce que irá adoptar. Só com uma boa estratégia de marketing digital irá conseguir gerar tráfego para o seu site e converter parte dessas visitas em vendas. Assim, deverá reservar uma boa percentagem do seu orçamento ou recursos para as campanhas de marketing digital, porque sem elas as suas hipóteses de ser bem sucedido são bastante reduzidas. Procure investir em links patrocinados (ex. Google AdWords). Utilize as redes sociais: como o facebook pode aumentar o seu negócio ou como promover o seu negócio online através do Twitter. É de fundamental importância fazer um planeamento de publicidade e marketing digital focado no retorno do investimento (ROI) para que o seu negócio online cresça e atinja seus objectivos.

7. Avaliar os resultados em tempo real

Uma das grandes vantagens da Internet é que tudo o que acontece pode ser monitorizado e mensurado. Logo, você poderá saber, em tempo real, como esta a ser o comportamento dos clientes do seu negócio online e poderá analisar o resultado das vendas, utilizando essa informação para tomar as decisões adequadas. Existem ferramentas no mercado, muitas das quais disponíveis de forma gratuita, que permitem fazer essa monitorização. For exemplo, Google Analytics é uma excelente ferramenta de Web Analytics para o seu negócio online. Sem essa informação, estaria a gerir o seu negócio online totalmente às escuras. Tráfego no seu site, taxa de abertura de e-mails (campanhas de e-mail), actividade nas redes sociais, tudo pode e deve ser monitorizado.

8. Monte a sua equipa

Para montar um negócio online é necessário investir em recursos humanos e criar uma equipa. Se é um empreendedor digital, deve estar consciente que é necessário investimento em número de pessoas, quer no que diz respeito à gestão do negócio online, quer nos colaboradores que irão controlar o sistema. Tenha profissionais com conhecimentos nas mais diversas áreas envolvidas no ambiente do negócio online. Algumas tarefas envolvidas: cadastro de produtos, gestão de preços e análise da concorrência, atendimento ao cliente, divulgação das ofertas, desenvolvimento de material publicitário para promoções e ofertas, avaliação de resultados, entre outras. O sucesso da sua Loja Online depende das técnicas utilizadas pela seu equipa.

9. Tenha uma boa logística

Não se esqueça de montar uma boa logística. Um dos erros mais comuns nos negócios online é justamente com a entrega dos produtos vendidos. A maioria das reclamações relacionadas com compras online incidem nas falhas no prazo de entrega. Por isso, é fundamental estruturar a sua logística de modo a garantir que os produtos vendidos no seu site sejam entregues dentro do prazo estipulado na sua política de entregas. Outro aspecto da logística prende-se com os custos de entrega e o tipo de embalagem utilizado. Deverá negociar um preço competitivo para a expedição. Lembre-se que o cliente só voltará a comprar se ficar satisfeito com todo o ciclo de compra do produto, desde a escolha no site até à entrega do produto.

10. Mantenha-se actualizado

O e-commerce é muito dinâmico e está em constante evolução. Acompanhe as novas tendências e tecnologias através de sites ou blogues especializados em marketing digita e e-commerce (por exemplo, aqui neste blog) e acompanhe as discussões nas redes sociais. Entenda o perfil dos seus clientes e quais as acções que podem ser feitas para melhorar os resultados. Evolua a sua loja online antes dos seus concorrentes. Nunca pare de inovar!

Ainda ficaram por abordar muitos outros aspectos que deve considerar na criação da sua loja online. Fica o meu compromisso de apresentar brevemente neste blogue novos artigos que complementem o tema. De qualquer modo, os dez pontos apresentados são um óptimo início para quem deseja saber como montar um negócio online de sucesso. Entretanto, gostaríamos de saber a sua opinião, nomeadamente que aspectos gostaria que eu desenvolvesse neste blogue. E que tal se deixasse o seu comentário?

Carlos Rodrigues

Director de Marketing / Gestor de Marketing Digital

© Marketing Digital Portugal, Leiria

8.

Anúncios
Posted in: Empreendedorismo