Negócio Online Irá Ter Sucesso

Posted on 5 de Setembro de 2012 por

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Como saber se o seu Negócio Online irá ter sucesso

Se tem uma ideia para um negócio online e gostaria de saber se essa ideia de negócio poderá ter sucesso, deixo-lhe aqui algumas dicas básicas sobre esse assunto e como avaliar se a sua ideia de negócio poderá funcionar ou não na Internet. Poderá ainda encontrar neste blogue muitos outros artigos sobre empreendedorismo e marketing digital que o poderão ajudar.

Como saber se a sua ideia de negócio irá ter sucesso num negócio online

Como saber se o seu Negócio Online irá ter sucesso

Muito se tem discutido sobre quais os tipos de negócios online que melhor funcionam. Em primeiro lugar, ao pensar em qualquer oportunidade de negócios online, deve colocar-se na posição do utilizador ou cibernauta. Como você mesmo está nessa posição, pois é também utilizador da Internet, não é difícil entender o ponto de vista do consumidor final. Esse mecanismo é válido para a montagem de qualquer tipo de negócio online, seja para vender um produto ou serviço. Só atraindo visitantes ao seu site e convertendo esses potenciais clientes em vendas, isto é, com uma estratégia de inbound marketing, é que conseguirá transformar o seu negócio online num sucesso.

Terá mais sucesso se o seu negócio online responder a uma necessidade

Quando se coloca na posição do utilizador ou consumidor, compreende melhor o que funciona online e o que não funciona. Pense no seguinte. Geralmente, quando o cibernauta navega na Internet, está a “cumprir uma missão”. Vai ao Google, ao Youtube ou Facebook e começa a procurar a solução para um problema, uma ideia ou a resposta a uma dúvida. Os melhores negócios online são aqueles que respondem a essa procura. Se a sua ideia de negócios online é algo mais relacionado com a “curiosidade” do que “necessidade”, mais relacionado com a “informação” do que com a “solução”, as hipótese de ser bem sucedido são bastante menores. Assim, ao pensar em qualquer ideia de negócios online, em qualquer área, é básico avaliar o potencial da solução e o preenchimento de uma determinada necessidade.

Um posicionamento correcto é fundamental para o seu negócio online

O posicionamento é outro aspecto fundamental a considerar na sua análise. Posicionamento é a abordagem que dará ao seu negócio online e deverá ajudar o utilizador a responder às suas dúvidas, ou a resolver os seus problemas, ou a adquirir o que ele está à procura, seja em termos de informações, ou produtos específicos.

Deve ter em conta que as pessoas, quando estão a navegar na Internet, estão em “estado mental de egoísmo máximo”, isso significa que se não oferecer algo que supra as suas necessidades, o seu negócio online está fadado ao fracasso. Sites que se concentram na vida e opinião do proprietário, quando este não é uma celebridade, ou sites com informações “interessantes”, mas que não ajudam a resolver um problema específico, não têm muito sucesso. A possibilidade de um cibernauta parar e prestar atenção a um site desse tipo é muito pequena, pois a motivação do leitor na web vem das suas necessidades, não da sua curiosidade.

O site do seu negócio online tem que segurar a atenção do utilizador

Outro factor que deve ter em conta é o baixo nível de atenção e alto nível de dispersidade do cibernauta. Se o site do seu negócio online não for capaz de segurar a atenção do utilizador, que hipótese terá de ser bem sucedido? Pense em você mesmo quando está à procura de algo na Internet. Entra num site e durante segundos tenta perceber se o site oferece o que está à procura. Se acredita que o site não oferece o que está à procura, pronto, abandona-o. Vai surfando na Internet, tentando encontrar o que está à procura, dando atenção a cada site, apenas por alguns segundos. Um site tem que provar rapidamente a você que pode ajudá-lo a resolver o seu problema.

É essa postura que o seu público-alvo terá em relação ao seu negócio e é a partir daqui que pode analisar se sua ideia tem potencial para dar certo online. Basicamente, tudo pode ser feito online com sucesso, o que importa é o posicionamento! Se o seu site não se posicionar de forma a ajudar o cibernauta, ele não lhe dará alguma hipótese, assim como você não se importa com sites que não resolvem as suas dúvidas e problemas ou não oferecem os produtos ou serviços que está à procura!

Como montar um negócio online

Montar um negócio online é fácil. Basta selecionar uma plataforma tecnológica (existem várias disponíveis no mercado), configurar e começar a vender! Só que para ter sucesso, é preciso ter uma estratégia de marketing digital. Deverá saber se o seu negócio online irá funcionar e como o montar.

Já tem, pelo menos, uma ideia de negócio. Mas, antes de avançar, quer analisar as razões porque deve montar um negócio online e não vai quere perder essa oportunidade. Essa análise é muito importante, bem como um bom planeamento. A grande maioria das falências de negócios online é a falta de planeamento e conhecimento do negócio.

Agora que tem uma ideia de negócio e quer ser empreendedor na internet, a pergunta que coloca a si mesmo é como iniciar o seu negócio online. E se quer vender produtos ou serviços, como montar um negócio online de e-commerce? Montar um negócio online de sucesso não é tarefa assim tão simples. Deve preparar convenientemente todas as etapas e analisar todos os aspectos do seu negócio online. Requer dedicação, muito trabalho e conhecimento das ferramentas envolvidas no processo.

E, por fim, lembre-se que estas são apenas algumas dicas básicas sobre como avaliar o potencial da sua ideia. Poderá encontrar neste blogue muitos outros artigos sobre marketing digital e empreendedorismo que certamente o irão ajudar no seu caminho em torna a sua ideia num negócio online de sucesso.

Carlos Rodrigues

Director de Marketing / Gestor de Marketing Digital

© Marketing Digital Portugal, Leiria

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Posted in: Empreendedorismo