Obrigatorio Investir num Blogue

Posted on 4 de Setembro de 2012 por

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Investir num Blogue é Obrigatório: 7 pontos fundamentais

Neste artigo, vou explicar-lhe porque o investimento num blogue é obrigatório para o sucesso do seu negócio online. Apresento-lhe aqui os 7 pontos fundamentais para maximizar o seu investimento num blogue. Investir num blogue é fundamental para o seu negócio online e deve ser parte integrante da sua estratégia de marketing digital.

Sete pontos porque é obrigatório investir num blogue. Seja bem-sucedido no seu negócio online e na estratégia de marketing digital

Sete pontos porque é obrigatório investir num blogue

É um empreendedor nato, com muitas ideias onde investir, ou, inclusive, já tem o seu negócio online. Mas, como ocorre na maioria dos casos, muito provavelmente, está a ter dificuldades na divulgação do seu negócio online. Não está a conseguir atrair tráfego, clientes e aumentar as vendas como gostaria. Também não é muito popular nas redes sociais. Como pode alterar esta situação?

A resposta é investir num blogue. “Blogging”, ou a actividade de manter um blogue, contribui para criar conteúdo de qualidade, e, mais importante ainda, adiciona valor ao seu negócio online. Se não tiver um blogue, o seu negócio online estará claramente numa posição de desvantagem. Estará a perder credibilidade, visibilidade e a transmitir uma imagem de falta de inovação. Isso irá traduzir-se em perda de visitas (para o seu website) e pedidos (acerca dos seus produtos ou serviços). O seu blog irá criar conteúdos de qualidade  que atrairá clientes para o seu negócio online.

Razões para investir num blogue

Talvez ainda não esteja seguro de que um blogue é importante para o seu negócio online. Será que o investimento vale mesmo a pena? Apresento-lhe aqui as principais razões porque deve investir num blogue.

  1. Escrever é perceber os seus clientes. Quando se senta para escrever um artigo e pensa sobre o tema a escrever, é uma óptima oportunidade para pensar nos pontos essenciais do seu negócio online e tentar colocar-se no lado de fora, ou seja, terá o ponto de vista do cliente. Assim, poderá identificar melhor os interessar dos seus seguidores e clientes.
  2. Posicionar-se como especialista e aumentar a sua credibilidade. Escrever artigos sobre a sua especialidade é uma excelente maneira de mostrar o que sabe sobre o seu negócio online. Cria confiança. Confiança é o que leva os clientes a comprar. Eles confiam que o seu produto ou serviço é adequado para as suas necessidades. Muitos factores contribuem para criar confiança. Um factor essencial é posicionar a sua empresa como líder da indústria. Todos querem escolher o melhor produto ou serviço. Através da criação de um conteúdo de alta qualidade, estabelece a sua empresa como inovadora e líder na sua indústria. Quando as pessoas começam a procurar nos motores de busca (por exemplo, no Google), a sua empresa começa a aparecer nas posições mais relevantes, o que ajuda um cliente potencial a sentir-se mais confortável sobre o seu produto ou serviço.
  3. Optimização para os motores de busca. Um blogue é uma oportunidade única e consistente de produzir conteúdo que ajuda na optimização SEO Search Engine Optimization do seu website. Cada vez que produz um novo post, uma nova página é criada. A informação nessa página ficará disponível para os motores de busca a adicionarem e classificarem. Quando mais frequentemente escrever, mais vezes os motores de busca viram visitar o seu blogue. Se tiver bom conteúdo e se incorporar as palavras-chave certas, o seu posicionamento nos motores de busca irá melhorar consistentemente até atingir as melhores posições.
  4. Para iniciar uma relação com os seus seguidores. Uma forma de avaliar se o que está a escrever tem interesse para os leitores é analisando os seus comentários. Mesmo quando eles discordam com o que diz, é bom saber que o que escreve está a ser lido. Quando responde, a conversa continua – e uma nova relação se inicia.
  5. Uma forma subtil de promover os seus produtos ou serviços. Em cada artigo, pode colocar links que direccionam o leitor para outros artigos relacionados (escritos por si ou por outra pessoa) ou pode leva-lo para páginas de produtos ou serviços. É uma maneira subtil de promover o que vende. Mas, atenção, deve balancear esta informação de publicidade online com o real conteúdo do artigo, de modo a manter o interesse dos seus leitores.
  6. Construir uma rede de contactos viral para divulgação do conteúdo. Ao longo do tempo (poderá levar vários meses, ou mesmo anos) estará a construir um blogue que será uma autoridade, e por isso mesmo, irá atrair a atenção de seguidores que apreciam o seu conteúdo. Eles poderão ser subscritores proactivos, que gostam de aprender e estão à espera de mais informação. Poderão tornar-se verdadeiros fãs ou evangelistas da sua empresa ou marca. Eles irão deixar o seu contacto ou subscrever o seu blogue via RSS para que possam acompanhar os novos posts. Quando tiver alguma notícia importante para partilhar, esses subscritores irão espalha-la na internet, tendo um enorme efeito multiplicador na divulgação ou marketing viral.
  7. Uma forma de criar material para usar mais tarde. Todo o material que criar no blogue poderá ser usado mais tarde, como por exemplo, numa “newsletter” ou numa conversa com alguém ou vice-versa. Ao disponibilizar este material, estará a criar o que chamamos de Marketing Digital de Conteúdos e que poderá ser usado em muitas situações.

O seu blogue será a “cola” que segura a sua presença na internet. É a ponte para o seu website e redes sociais. Escreve no blogue e divulga nas redes sociais, que por sua vez irá gerar tráfego para o seu blogue, e, depois, para o seu website. O seu blogue funcionará como um autêntico “hub” para ligar todas as partes onde esteja presente a sua empresa na internet. Terá, assim, o efeito de marketing digital viral na divulgação da sua empresa no meio digital.

“Blogging” requer tempo, mas é certamente um investimento seguro. Mesmo quando não consegue ter os milhares de seguidores que pretende, só o simples facto de escrever ajuda-o a ser mais eficiente naquilo que faz. Dedique pelo menos uma hora por semana. Muito ocupado? Nalgumas semanas, irá estar; então escolha alguém que o possa ajudar de vez em quando. Também poderá funcionar como motivador para outros membros dentro da sua organização.

Como disse no início, investir num blogue é obrigatório para o sucesso do seu negócio online. Agora que leu as razões e vantagens, espero que se sinta encorajado a começar (ou retomar) a escrita.

Pergunta: na sua opinião, qual o principal benefício em manter um blogue? Partilhe os seus comentários comigo.

Carlos Rodrigues

Director de Marketing / Gestor de Marketing Digital

© Marketing Digital Portugal, Leiria

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Posted in: Empreendedorismo