Investimento Links Patrocinados AdWords

Posted on 3 de Setembro de 2012 por

8


Maximize o seu Investimento em Links Patrocinados no Google AdWords

Ter um site que apareça na primeira página dos motores de busca, para que seja encontrado pelos cibernautas, é algo fundamental que tem que fazer parte de qualquer plano de e-marketing ou marketing digital. Se o seu site não for encontrado, não recebe visitas, logo não tem negócio. Dai ser de extrema importância ter um site optimizado com técnicas SEO para que o seu site apareça bem posicionado na busca orgânica (resultados naturais da busca).

Maximize investimento em Links Patrocinados AdWords

Maximize investimento no AdWords

Mas, isto não é suficiente, pois em determinadas situações, as técnicas SEO não são praticáveis, pelo que teremos que socorrermo-nos da publicidade online: os Link Patrocinados. No e-marketing, as campanhas de Links Patrocinados em canais como o Google Adwords são uma forma de publicidade na internet que possuem características impraticáveis no SEO, para além de oferecerem recursos que ajudam na optimização SEO do seu website. Daqui se concluir que as técnicas SEO search engine optimization e os Link Patrocinados serem meios complementares na optimização do seu site para os motores de busca.

Mas, o que são Links Patrocinados? Denominamos como Link Patrocinado à publicidade na internet paga que coloca o seu site em posição privilegiada nos motores de busca (Google, Yahoo, MSN/Live Search, etc). São os resultados de pesquisa em forma de anúncios (publicidade online) que aparecem em destaque, geralmente na margem superior e lateral direita, nos motores de busca.

Os Links Patrocinados são adequados nas seguintes situações:

  • Campanha de publicidade online de curta duração para divulgação de algum produto ou serviço promocional.
  • Melhorar o posicionamento do site de forma muito rápida, quando a sua empresa precisa de uma posição de destaque para o seu site imediatamente.
  • Realizar testes com palavras-chave e analisar quais as que apresentam melhores resultados para a sua empresa.

Benefícios dos Links Patrocinados

As campanhas de Links Patrocinados trazem inúmeros benefícios para o anunciante e permitem maximizar o retorno do investimento (ROI).

  • Segmentação precisa do seu público-alvo: os seus anúncios serão exibidos exclusivamente em resposta à consulta dos cibernautas.  E mais, além do interesse efectivo pela sua oferta, os cibernautas serão também seleccionados de acordo com a localização geográfica e o grupo demográfico ao qual pertencem.
  • Maximização do seu custo – benefício: pagará unicamente pelos clique que forem efectuados no seu anúncio. Como os clique provirão de consumidores interessados na sua oferta, a probabilidade de realização de uma venda será maior do que aquela proporcionada pela publicidade tradicional.
  • Controle total dos seus gastos: poderá determinar quanto quer gastar, aumentando ou diminuindo os seus investimentos publicitários de acordo com o resultado da sua campanha.
  • Medida precisa do resultado do seu investimento: através de relatórios personalizados, saberá exactamente como, quando e onde o seu investimento é mais rentável.
  • Rastreamento preciso do comportamento dos cibernautas no seu website: através dos relatórios Google Analytics conhecerá as forças e fraquezas, os elementos a conservar e aqueles que deve modificar para aumentar a eficácia do seu website.

Links Patrocinados e conversão de tráfego em vendas

Como referimos, nos Links Patrocinado, o sistema de cobrança por clique, trás vantagens para os anunciantes e deixa alguma tranquilidade a quem opta por esta forma de promoção online. O anunciante sabe que os seus gastos serão proporcionais ao número de visitas que tiver no seu site. No entanto, embora o número de visitas seja uma variável importantíssima, temos que dar a devida atenção ao número de conversões obtidas, pois uma percentagem muito baixa neste índice representa prejuízo para o anunciante. A conversão do tráfego direccionado para o seu site em vendas, isto é, a taxa de conversão, representa a missão crítica do anunciante.

O Google AdWords disponibiliza uma ferramenta no seu sistema chamada “Ferramenta de Acompanhamento de Conversões”, cuja utilidade é rastrear os índices de aproveitamento dos cliques recebidos nos seus Links Patrocinados. Por meio desta ferramenta o anunciante é informado sobre o número de cliques que recebeu e quantos destes cliques foram revertidos em conversões, durante o período observado. Munido deste relatório, é possível traçar novas estratégias de promoção online para alavancar as suas conversões e avaliar, por exemplo, se a escolha das palavras-chave foram realmente as mais acertadas. Este tipo de acompanhamento é fundamental para que o investimento em publicidade online adquira um nível satisfatório de retorno, justificando o investimento na campanha de Links Patrocinados.

O sistema utilizado pelo Google AdWords permite ao anunciante fazer mudanças, a qualquer momento, no decorrer da campanha. Esta mobilidade, aliada à possibilidade de monitorar o desempenho da sua campanha, representa mais um dos benefícios que este tipo de publicidade na internet propicia: a oportunidade de corrigir eventuais falhas durante o percurso, melhorando o aproveitamento dos anúncios. Para tal se concretizar, o anunciante deverá dedicar-se a aprender e observar o funcionamento da Ferramenta de Acompanhamento de Conversões. À primeira impressão, a ferramenta parece ser difícil de utilizar, mas com um pouco de paciência, é possível lidar com ela sem maiores dificuldades.

Para aceder à ferramenta, deve clicar na aba “Ferramentas e Relatórios” e, em seguida, em “Conversões”. A partir daí, precisará de gerar um código que será inserido na página de seu website onde ocorre a conversão. Após 24 horas, os relatórios começam a chegar, e já pode visualizar quais são os anúncios e palavras-chave que têm gerado um maior número de conversões.

Ruben Lisboa / Analista SEO

© Marketing Digital Portugal, Leiria

Anúncios