Importância Web Analytics negócio online

Posted on 3 de Setembro de 2012 por

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Importância do Web Analytics para o seu negócio online

O gestor de um negócio online, desde uma pequena loja até ao executivo de uma grande empresa, tem um interesse enorme nas estatísticas de visitantes do Web site. Mas, esse interesse vai para além da simples curiosidade. Na verdade, estas estatísticas, ou Web Analytics, desempenham um papel fundamental na gestão de um negócio na Internet.

Importância do WebAnalytics para o seu negócio online

Importância do WebAnalytics para o seu negócio online

Se está a gerir um negócio online ou  loja online, vai querer saber quantas pessoas visitam a sua loja, certo? Esta a pagar um anúncio online na tentativa de fazer mais vendas, mas verifica que gasta dinheiro em publicidade sem obter a esperada conversão em vendas. Porque será que os seus visitantes não compram? Vai querer ter a resposta a estas e muitas outras perguntas.

O Web Analytics é parte integrante de qualquer planeamento de marketing digital. Nas várias fases do planeamento de marketing digital, temos a importante fase de Web Analytics que corresponde à mensuração dos resultados. Toda e qualquer acção feita na internet pode ser registada e transformada em informação, que devidamente trabalhada, permite gerar relatórios de comportamento dos utilizadores nos websites. Tais relatórios são essenciais, pois servem para complementar e suportar as decisões estratégicas das empresas que se posicionam na internet.

Mensurar dados de acesso, páginas de entrada, páginas de saída, taxas de retorno e conversão tem que fazer parte de qualquer iniciativa que se proponha utilizar a internet como uma ferramenta estratégica para os seus negócios. Web Analytics não só lhe dá a informação que necessita para saber se o seu website está a atingir os objectivos definidos, como também lhe permite eliminar despesas necessárias ou evitar desperdícios para a sua carteira.

O que é Web Analytics

Web Analytics é a mensuração, recolha, análise e geração de relatórios com dados da internet com o objectivo de compreender e optimizar a utilização de um Website. Web Analytics vai para além da simples medição de tráfego na internet, pois é usado em pesquisas de mercado e negócio, permitindo melhorar a eficácia e eficiência de um negócio online. Permite ajudar ainda as empresas a medir os resultados de determinadas campanhas de promoção e saber se a mesma está a correr como planeado.

Existem dois tipos de categorias de Web Analytics: off-site e on-site.

Off-site Web Analytics. São medições e análises efectuadas na Web, mas fora do seu Website. Incluem-se aqui as medições de um Website concorrente, comentários nas redes sociais e tudo o que se esteja a passar na Internet.

On-site Web Analytics está relacionado com a actividade dentro do seu Website, isto é, mede o desempenho do seu negócio online. Estes dados são normalmente comparados com os objectivos previamente definidos, ou com os resultados do mês passado, ou com websites da concorrência. Esta informação é usada para planear ou melhorar a sua estratégia de comunicação digital ou simplesmente para melhorar o desempenho do seu Website. O Google Analytics é hoje a ferramenta mais usada para os serviços de on-site web analytics.

Historicamente, Web Analytics tem-se referido ao tipo “on-site”, mas nos anos mais recentes, com o aparecimento de novas ferramentas de medição, tem-se estendido aos dois campos.

Web Analytics para oferecer os produtos certos aos nossos clientes

Trabalhar com Web Analytics não se resume apenas em instalar uma ferramenta de gestão de tráfego (como por exemplo o Google Analytics) para saber a quantidade de visitas e utilizadores únicos que entram no seu site. Vai muito além disso, pois procura formas de efectuar análises comparativas entre objectivos previamente definidos, qualificar o tráfego do ponto de vista da conversão, entender os principais caminhos utilizados pelos cibernautas dentro do seu Website e principalmente entender o posicionamento da sua empresa na Web, quer seja nos motores de buscam, quer nas principais redes sociais.

Baseando-se nas análises dos dados fornecidos pelo Web Analytics, podemos dizer que a identificação de problemas, sejam eles por falta de tráfego ou pela quantidade de tráfego que não está sendo convertido, servirá de base para a concepção de novas oportunidades, ou até mesmo para mudanças de rotas, sejam elas para uma forma diferente de abordagem ao público-alvo ou para a criação de novos produtos e serviços.

SEO e Web Analytics de mãos dadas

Antecedendo a fase de Web Analytics ou mensuração dos resultados, temos o Search Engine Optimization SEO, ou seja, a optimização do seu Website. Afinal, após um bom trabalho de SEO, os relatórios emitidos pelo Web Analytics irão mostrar que o seu Website está num óptimo posicionamento no Google e o número de visitas estará a subir bastante. Caso contrário, se os relatórios mostrarem resultados inferiores ao esperado, você irá interrogar-se “Onde foi que eu errei?”. Essa informação servirá para realimentar o trabalho de SEO, de modo a corrigir a optimização e melhorar o desempenho do Website. Portanto, o trabalho de SEO e Web Analytics têm que andar de mãos dadas.

Conclusão sobre a importância do Web Analytics

Portanto, o trabalho de Web Analytics está directamente ligado às estratégias das empresas com a sua presença online e, consequentemente, com o seu planeamento de marketing digital. Através do Web Analytics (ou mensuração dos resultados) conseguimos medir o retorno do investimento ROI desde uma acção isolada feita em apenas um canal na internet, até a acções de cross-media, envolvendo vários outros meios de comunicação e venda!

Ruben Lisboa / Analista SEO

© Marketing Digital Portugal, Leiria

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