Importância Planeamento Marketing Digital

Posted on 27 de Agosto de 2012 por

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Importância do Planeamento de Marketing Digital para Negócio Online

Neste artigo, vou falar-lhe sobre Planeamento de Marketing Digital, uma importante disciplina para o seu negócio online e para o marketing digital.

A importância do Planeamento do Marketing Digital para o seu Negócio Online

A importância do Planeamento do Marketing Digital para o seu Negócio Online

Afinal, colocar um negócio online ou marca na web sem ter a menor noção do que se está a fazer, é um enorme risco. Casos de grandes sucessos como Facebook ou YouTube são a excepção e ocorreram por “acaso”. São autênticas “agulhas no palheiro”, pois nenhum dos seus fundadores planeou ser o que são hoje. Com um pouco de sorte, por estarem no lugar certo na hora certa e depois de muito trabalho, são hoje fenómenos da Web.

Por isso é pertinente coloca-lhe a seguinte questão: “quer arriscar ser um entre um milhão e lançar o seu negócio online sem um plano de marketing digital?”. Claro que não. É aqui que apresento a importância do planeamento de marketing digital, quando refiro porque devemos estudar as marcas, mercados, concorrência, cenários e principalmente o consumidor para traçar uma estratégia de sucesso. Afinal, as ideias básicas do marketing clássico continuam a ser aplicadas no marketing digital.

Quatro pilares do Marketing Digital

Marcas de sucesso são muito bem planeadas. E fazer um bom planeamento não significa abrir o Power Point e colocar lá um monte de ideias sem a menor conexão, só porque o planeador ou o criativo achou a ideia engraçada. A ideia só é engraçada quando permite gerar retorno para a marca. Caso contrário, é “assim-assim” e no mercado altamente competitivo em que estamos, “assim-assim” não é bom para ninguém.

O planeamento de marketing digital tem pilares importantes. Os planeadores ou planners, devem contar uma história. Histórias bem contadas vendem e as pessoas compram. Em 1991 a Coca-Cola lançou uma campanha usando ursos polares. Em 2012, ao ver uma imagem de um urso polar, a grande maioria das pessoas ainda continua a associar o urso à marca. E porquê? Por que a história foi muito bem contada.

Os quatro pilares do marketing digital são:

  • Objectividade. Tem que definir objectivos claros. Sem objectivos claros as marcas não sabem para onde ir. Alguém se faz à estrada sem saber para que cidade onde vai? Claro que não.
  • Segmentação. É necessário entender o cenário ou segmentar o mercado em que a marca está inserida. Não se criam campanhas promocionais com 10% de desconto para um produto como o Jaguar de alto valor acrescentado. Não é isso que as pessoas esperam do automóvel.
  • Concorrência. Tem que identificar a concorrência. Não se entra numa guerra sem se saber com quem se vai lutar. A Coca-Cola sabe tudo sobre a Pepsi que sabe tudo sobre a Coca-Cola. Compram produtos uma à outra, pesquisam em mercados, ouvem os consumidores.
  • Consumidor. Tem que conhecer os seus consumidores. Na minha opinião, este é o pilar mais importante. Não se vende para quem não se conhece. Grandes vendedores sabem até a data de nascimento da sogra do seu cliente. E vendem! Entender quem são as pessoas é fundamental.

Compreendidos esses quatro pilares iniciais, vamos ao campo da estratégia. Não se monta uma estratégia com um insight pobre e pouco estruturado. Monta-se com uma estrutura de suporte bem planeada e que forneça dados objectivos. Depois, vamos ao plano táctico, ou seja, como colocado no ar tudo o que foi pensado. E por fim, o pilar de mensuração de resultados.

Entenda cada etapa do processo e depois meça os resultados. É a chave do sucesso para as marcas em qualquer ambiente. Isto é planeamento de Marketing Digital!

E agora que sabe da importância do planeamento, porque não começa agora mesmo a definir a sua estratégia de marketing digital e partilha a sua opinião?

Carlos Rodrigues

Director de Marketing / Gestor de Marketing Digital

© Marketing Digital Portugal, Leiria

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Posted in: Empreendedorismo