Tecnologia no Marketing Digital

Posted on 24 de Agosto de 2012 por

7


Tecnologia no suporte ao Marketing Digital

O Marketing Digital ou e-marketing baseia-se na utilização das tecnologias de informação e comunicação por meios digitais. Existem centenas de ferramentas que podem ser utilizadas no marketing online. No entanto, devemos utilizar apenas aquelas que suportam o nosso plano de marketing digital. A chave para o sucesso é a combinação do marketing tradicional com as novas ferramentas online, para desenvolver uma plano de e-marketing que se ajuste às necessidades e características da sua empresa.

Tecnologias que suportam o teu plano de Marketing Digital e melhor contribuem para o sucesso do teu negócio online

Tecnologia no suporte ao Marketing Digital

O Marketing Digital é a prática de promoção de produtos e serviços através da utilização de canais de distribuição electrónicos para chegar rapidamente aos consumidores, de forma relevante, personalizada e com mais eficiência. O Marketing Digital engloba as acções de comunicação que as empresas utilizam por meio da internet e outros meios digitais para divulgar e comercializar os seus produtos, conquistar novos clientes e melhorar a sua rede de contactos. Assim, traduz-se ainda em acções de Marketing (estratégias, económicas e operacionais) adaptadas aos meios de comunicação digital.

Tecnologias de desenvolvimento de websites

Em qualquer projecto de marketing digital, um dos pontos essenciais a considerar é o planeamento do próprio website. Um website ou site é um conjunto de páginas web acessíveis geralmente pelo protocolo HTTP, em que as páginas são organizadas a partir de um URL básico obedecendo a uma determinada hierarquia.

Websites consistem em páginas HTML estáticas ou criadas dinamicamente usando determinada tecnologia como PHP, JSP ou ASP. Um website também requer um software conhecido como servidor web, como o Apache, o mais usado, ou o IIS. Frequentemente websites possuem também conteúdo armazenado em base de dados.

Durante muito tempo, o desenvolvimento de um website requereu os conhecimentos técnicos muito especializados de um programador, em que se englobava a programação em PHP, ASP, JSP, bem como a instalação e manutenção de todo o software de suporte ao próprio website, como Apache ou IIS.

Hoje em dia existem disponíveis plataformas que escondem toda a complexidade da tecnologia inerente ao desenvolvimento de um websites e permitem, de uma forma relativamente simples, gerir e apresentar o seu site ou loja na Web. Chamamos genericamente a essa tecnologia a plataforma de e-commerce.

Plataforma de e-commerce

Existem disponíveis no mercado plataformas de e-commerce em diversos modelos, tais como Open Source, SaaS ou em plataforma exclusiva. Muitas delas não têm quaisquer custos de utilização ou têm um preço de subscrição muito acessível.

Dado que a escolha da plataforma de e-commerce é um dos passos mais importantes no seu projecto de marketing digital, deverá escolher a plataforma que agregue todas as funcionalidades que permitam executar a sua estratégia de marketing digital. Como o sistema é a base de toda a operação do seu website e loja online, um desalinhamento dessa plataforma com as necessidades do projecto, pode provocar transtornos sérios e até mesmo resultar no fracasso do mesmo.

A escolha da plataforma de e-commerce deve ser encarada como um casamento entre o empreendedor e a tecnologia. Consulte a nossa check list para a escolha da melhor plataforma de e-commerce.

Ruben Lisboa / Analista SEO

© Marketing Digital Portugal, Leiria

Anúncios
Posted in: Tecnologia