O que é Social Media Marketing

Posted on 21 de Agosto de 2012 por

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Social Media Marketing, imagem de Destaque

O que é Social Media Marketing (SMM)

Social Media Marketing (SMM) é o processo de adquirir tráfego ou captar a atenção dos cibernautas através das Redes Sociais. Geralmente, as estratégias de Social Media Marketing centram-se no esforço de criar conteúdo que atraía a atenção e encoraje os leitores a partilhar esse mesmo conteúdo através dos seus contactos nas redes sociais. Deste modo, as marcas e empresas conseguem difundir a sua mensagem de “boca-a-boca”, o que, presumivelmente, merecerá mais crédito por parte dos utilizadores e potenciais clientes, em oposição à tradicional mensagem corporativa. Assim, esta forma de marketing na internet é desencadeada pelo “passa-a-palavra”, tendo origem nos próprios utilizadores.

As Redes Sociais têm-se tornado numa plataforma muito utilizada pelos cibernautas. Daí as empresas apostarem cada vez mais nesta plataforma para divulgarem as suas marcas ou produtos e, muitas vezes, para melhorar o serviço prestado aos seus clientes. As empresas verificam que as redes sociais servem para implementar campanhas de marketing a um preço extremamente baixo, pelo que apresentam um retorno de investimento muito elevado.

SMM como técnica de Marketing

Redes Sociais como o Facebook ou o Twitter permitem aos anunciantes receber informação sobre o que os consumidores gostam ou gostariam que fosse melhorado num produto ou serviço. Esta informação é crucial, pois permite ao empreendedor saber qual é o seu público-alvo. Através da actividade dos cibernautas a que chamamos “interacções consumidor-consumidor”, as empresas recebem recomendações ou avaliações, que são usadas como forma de ganhar credibilidade, aumentar a notariedade e atrair consumidores. Um bom exemplo disso é o site de “online hotel review”, onde o empresário de hotelaria pode beneficiar, graças ao bom serviço prestado, de uma publicidade totalmente grátis. No entanto, se presta um mau serviço, isso irá resultar numa avaliação negativa que potencialmente irá arruinar a reputação da sua empresa.

Assim, Social Media Marketing oferece às organizações uma forma de se ligarem aos seus clientes. Elas devem seguir de muito perto a informação vinculada pelos clientes nas redes sociais, quer se trate de comentários ou preocupações. Dada a natureza viral das redes sociais (marketing viral), um comentário negativo de um cliente pode ter consequências desastrosas para uma organização. Um exemplo disso é a campanha lançada pela McDonald’s em 2012 no Twitter que atraiu a atenção devido às inúmeras reclamações e comentários depreciativos. Outro exemplo é a “REIT”, quando abriu a sua página no Facebook com a lista dos restaurantes “fora-de-moda”; a página foi inundada por comentários furiosos que criticavam a “REIT” por ter sido responsável pelo encerramento de alguns restaurantes e lojas.

Social Media Optimization (SMO)

Intimamente associado ao Social Media Marketing está o Social Media Optimization (SMO) ou em Português “Optimização das Redes Sociais”. Actualmente, o Google e outros motores de busca não são as únicas formas de pesquisa online. As redes sociais têm vindo a aumentar de relevância na geração de tráfego, pelo que devem também ser consideradas na optimização do seu website. O conceito é simples: optimize o seu website de forma a que facilmente dê origem a links externos, o conteúdo seja partilhado e a sua marca/produto apareça mais facilmente tanto em pesquisas nas redes sociais como nos motores de busca.

Note que as técnicas de SMO são complementares às de SEO, e não um substituto. Os motores de busca, nomeadamente o Google, ainda são as principais fontes a levar visitantes ao seu website e uma aposta em SEO deverá estar ainda à frente do SMO. Aconselhamos, isso sim, em manter as duas estratégias em simultâneo como forma de optimizar o seu website como um todo.

Irina Portugal / Analista de Media Social

© Marketing Digital Portugal, Leiria

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