SEO e Marketing de Conteúdo

Posted on 20 de Agosto de 2012 por

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Importância do Marketing Digital de Conteúdos para o SEO

O Marketing Digital de Conteúdos é o conjunto de acções de marketing digital que tem como objectivo produzir e promover conteúdo útil e relevante na internet para atrair a atenção e conquistar o consumidor online. Logo, é algo fundamental para o seu negócio online.Importância do Marketing Digital de Conteúdos para o SEO, Negócios Online, e Marketing Leiria

Importância do Marketing Digital de Conteúdos para o SEO

O uso de conteúdo em volume e qualidade suficientes permite que o cibernauta encontre, goste e se relacione com uma marca, empresa ou produto, pelo que, a partilha de conteúdo relevante deverá ser utilizada como ferramenta para agregar valor para uma empresa ou marca. Portanto, marketing digital de conteúdos é uma das ferramentas online disponíveis para utilização na sua estratégia de marketing digital.

Não se trata de “disfarçar” o catálogo de produtos ou criar uma mensagem subliminar para o consumidor dentro de um artigo. Trata-se de aproveitar a dinâmica já criada na Internet, entre consumidores e motores de busca (ex. Google), e utilizar isso a seu favor. A ideia é gerar conteúdo genuíno, útil e relevante para o cibernauta. É ser útil de facto, como um “canal de televisão” divulgando informações ou uma “rádio” informando o melhor caminho num momento de congestionamento.

Neste conceito, o marketing digital de conteúdos engloba e considera o Search Engine Optimization SEO e o Social Media Optimization SMO – optimização nas Redes Sociais – como técnicas marketing digital que facilitam a colocação dos conteúdos nos motores de busca. É importante entender que não adianta usar técnicas para optimização dos motores de busca, como o marketing digital SEO, se não tem conteúdos úteis e relevantes para o consumidor. Da mesma forma, quando anuncia nos links patrocinados do Google deve ter onde levar o consumidor e mantê-lo, além do clique inicial.

Assim, o SEO e o SMO são técnicas usadas dentro do marketing digital de conteúdos, mas que devem ser colocadas no seu lugar, e na ordem certa. Primeiro o conteúdo, útil e relevante, depois o SEO search engine optimization, de modo a optimizar este conteúdo, e depois o SEM, ajudando a criar buzz e o tráfego necessário.

Marketing Digital de Conteúdos como forma de atrair os consumidores

No Marketing Digital de Conteúdos incluímos muitas técnicas que ajudam a comunicação da empresa com os consumidores na Internet. Primeiro o marketing digital de conteúdos, por gerar conteúdo útil e relevante para o cibernauta, ajuda a atrair consumidores e a mantê-los a navegar no seu site. Mas estes consumidores têm que primeiro descobrir o seu site. Eles podem vir pela primeira vez de vários lugares: pela navegação directa, por indicação de outro site, ou pelos motores de busca.

Quando o consumidor entra no seu site vindo dos motores de busca, apenas o conteúdo o irá segurar ali, ao contrário do que normalmente acontece na navegação directa ou por indicação. Isto porque não há uma indicação, um comentário que o faça ir até lá e procurar por algo, e permanecer no site. Assim, quanto mais conteúdo tiver no seu site, mais fácil é alguém encontrá-lo através dos motores de busca. Para que isso aconteça, deverá definir uma estratégia de optimização de Marketing Digital de Conteúdos.

Marketing Digital Conteúdos no âmbito do plano de Marketing Digital

O Marketing Digital de Conteúdos dever ser enquadrado num plano mais vasto de Marketing Digital. Dentro desta perspectiva, temos que ter em conta os seguintes aspectos:

Portanto, coloque o SEO e o Google no devido lugar dentro da sua estratégia de Marketing Digital.

No Marketing Digital de Conteúdo é fundamental planear a produção de conteúdos, que deverá ter como objectivo atingir o público-alvo. O conteúdo gerado deve ir ao encontro do que o consumidor está à procura. Assim, no planeamento do Marketing Digital de Conteúdos, pense sempre em estratégias de relacionamento. Se você se relacionar, as pessoas irão, mais cedo ou mais tarde, visitar o seu site, e quando precisarem, vão procurar os seus produtos ou serviços.

Ruben Lisboa / Analista SEO

© Marketing Digital Portugal, Leiria

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